O Google apresentou nesta terça-feira (20) uma nova leva de funcionalidades para o app Gemini, seu assistente com inteligência artificial (IA). Durante o Google I/O 2025, a empresa destacou como o app está se tornando mais pessoal, proativo e integrado ao ecossistema da empresa, com novos recursos visuais, sonoros e interativos.
Entre os destaques estão a liberação gratuita do Gemini Live com câmera e compartilhamento de tela para todos os usuários, melhorias no modelo de imagem Imagen 4 e a chegada do Veo 3 — ferramenta de criação de vídeos com sons, falas e ruídos realistas. Além disso, o app passa a contar com um modo de pesquisa mais profundo, novos espaços criativos e integração com o Google Chrome.
Gemini Live agora é gratuito e mais conectado
O recurso Gemini Live, que permite interações por voz com suporte a câmera e compartilhamento de tela, foi liberado gratuitamente para todos os usuários Android e iOS. A ideia é facilitar tarefas do dia a dia ao permitir que o usuário simplesmente aponte a câmera do celular para algo e converse com a IA sobre o que está vendo.
Segundo o Google, a média de duração dessas conversas é cinco vezes maior que interações por texto. Nas próximas semanas, o recurso será ainda mais integrado ao sistema da empresa, com conexões diretas com Google Maps, Agenda, Tarefas e Keep — o que reforça a proposta do Modo Agente, também anunciado recentemente.
As sete grandes atualizações do app Gemini anunciadas no Google I/O 2025 são:
- Gemini Live com câmera e compartilhamento de tela gratuito no Android e iOS.
- Imagen 4, novo modelo de geração de imagens com melhor renderização de texto.
- Veo 3, modelo de vídeo com geração de sons, ruídos e diálogos.
- Deep Research agora permite usar arquivos pessoais como PDFs e imagens.
- Canvas aprimorado, com criação de apps, quizzes e conteúdo multimídia.
- Integração com o Chrome, para resumir e entender páginas da web.
- Novos planos Google AI Pro e Ultra, com recursos exclusivos e acesso antecipado.
Saiba mais sobre elas abaixo!
Criação de imagens e vídeos com IA avançada
O Gemini agora vem com o Imagen 4, modelo de geração de imagens que entrega resultados mais rápidos, com qualidade superior e textos melhor renderizados. O recurso já está disponível para todos os usuários e serve para criar desde apresentações a convites personalizados.

Já o Veo 3 traz uma abordagem multimodal: o modelo cria não só vídeos a partir de comandos de texto, mas também adiciona efeitos sonoros, ruídos de fundo e diálogos entre personagens. Inicialmente, o Veo 3 está disponível para assinantes do plano Google AI Ultra nos Estados Unidos. Falei sobre o Veo 3 (e também sobre a nova plataforma Flow) nesta matéria do Olhar Digital.
Canvas e Deep Research ganham novos poderes
O Canvas, ambiente criativo dentro do app Gemini, agora permite criar infográficos, quizzes e resumos em áudio em 45 idiomas. Com os modelos Gemini 2.5, é possível até gerar aplicações completas a partir de descrições simples, reduzindo o tempo necessário para criar protótipos funcionais.
Já o recurso Deep Research passa a aceitar arquivos privados do usuário, como PDFs e imagens. Assim, é possível cruzar essas informações com dados públicos para gerar relatórios mais completos. Em breve, o sistema também permitirá pesquisar diretamente no Google Drive e Gmail.
Gemini chega ao Chrome com recursos integrados
Usuários dos planos pagos nos EUA começarão a ver o Gemini integrado ao navegador Google Chrome, com suporte para esclarecer conteúdos de páginas e resumir informações. A promessa é que, em breve, o assistente também consiga navegar por várias abas e executar ações automaticamente. Essa novidade foi apresentada aqui no Olhar Digital.

Leia mais:
- Como usar a pesquisa avançada no Gemini? Entenda a função “Gemini Deep” no chatbot
- Como utilizar o Gemini 2.5 Pro, nova versão de IA do Google
- Gemini 2.0: o que é, como funciona e por que usar a IA do Google
IA educacional e novos planos pagos
O Gemini agora pode criar quizzes interativos personalizados — com feedback automático e testes de reforço baseados nos pontos fracos do usuário. Além disso, estudantes universitários no Brasil, EUA, Indonésia, Japão e Reino Unido terão acesso gratuito ao plano Google AI Pro durante um ano.
Falando nos planos, o Google lançou dois novos modelos de assinatura: o Google AI Pro (US$ 19,99/mês) e o AI Ultra (US$ 249,99/mês, com desconto inicial). O plano Ultra inclui os recursos mais avançados, além de acesso antecipado ao Modo Agente, à nova geração de modelos Gemini e a funções experimentais.
O post App do Gemini recebe sete grandes atualizações no Google I/O 2025 apareceu primeiro em Olhar Digital.