Festival Mestres do Povo tem programação em Cabo Frio até quinta; Confira


Com filmes inéditos, palestras, exposições e apresentações folclóricas, evento celebra tradições e mestres da cultura brasileira no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram). 1º Festival Mestres do Povo tem intensa programação no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) em Cabo Frio
Mart
O 1º Festival Mestres do Povo começou nesta terça-feira (20) em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, e segue com intensa programação até quinta-feira (22) no Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram), instalado no antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos, no centro da cidade.
O evento tem programação gratuita e celebra a cultura popular e o folclore brasileiro e da região. O público pode conferir filmes inéditos, rodas de conversa com especialistas, exposições e apresentações de grupos tradicionais de várias partes do país.
Serão exibidos seis filmes, sendo quatro inéditos, além de um curta-metragem sobre os dez anos da Série Mestres do Povo, e outro sobre o legado de Niède Guidon, na Serra da Capivara, no Piauí.
O evento também traz a participação de grandes nomes da cultura popular nacional.
Entre os nomes estão Daliana Cascudo, neta de Câmara Cascudo e atual presidente do Instituto Câmara Cascudo; o secretário executivo de Cultura de Sergipe, Irineu Fontes, criador da lei Mestres dos Mestres; e o vice-presidente da Comissão Nacional de Folclore, Eliomar Mazoco.
Outro ponto alto é o lançamento do catálogo de filmes com a obra completa do cineasta e folclorista Ricardo do Carmo — são registros de 27 mestres populares e cinco documentários, acompanhados de fotos e textos. Peças do acervo de Ricardo também está em exposição no local.
A programação artística inclui apresentações do grupo Os Parafusos, de Sergipe; do teatro de bonecos do Grupo Sorriso Feliz, de Cabo Frio; e da dança afro-brasileira cabo-friense com Suzana Menezes e Nenego.
Um coquetel de confraternização e palco aberto para manifestações culturais também fazem parte da agenda.
Confira a programação completa:
Dia 20 de maio – terça-feira
A partir das 18h

Abertura com apresentação da programação seguida de palestra com Daliana Cascudo.
Filme “10 anos da série Mestres do Povo” (curta)
Lançamento do Catálogo de Filmes “A opção pelo Popular”
Abertura da exposição “Ricardo do Carmo – 40 anos de Folclore”
Exposição de fotografias, imagens, documentos, objetos, textos literários e artesanato
Coquetel de confraternização no Jardim do Museu
Dia 21 de maio – quarta-feira
10h – Arguições – “A Criação de Leis e a Lei Mestres dos Mestres”, com Irineu Fontes Filme “Os Parafusos” (secretário executivo de cultura do Estado de Sergipe; e Flávio Serafini, deputado estadual
11h – Debate com mestres da cultura popular
Noite – Exibição de filmes e arte popular: 3ª temporada da série documental Mestres do Povo
18h – “O escultor Gilmário Santana” e “Renato Babão viu o monstro”
19h – Performance de dança afro-brasileira, com Suzana Menezes e Nenego
20h – Apresentação do grupo folclórico Os Parafusos, de Lagarto (Sergipe)
Dia 22 de maio – quinta-feira
10h – Arguições – “Os Mestres de Saberes Notórios”, com Eliomar Mazoco (vice-presidente da Comissão Nacional de Folclore) e Wagner Ribeiro (presidente da Comissão Piauiense de Folclore)
11h – Exibição do documentário “Muito Antes de Nós”, sobre o legado de Niède Guidon no Piauí. Filme premiado na XIII Semana Fluminense do Patrimônio (2023), com direção de Ricardo do Carmo, fotografias de Lucas Müller e André Pessoa. Comentários de Maria Socorro Macedo, empresária do ramo de turismo em São Raimundo Nonato (Piauí)
Noite – Festa de encerramento – 3ª temporada da série documental Mestres do Povo
18h – Filme “Os barcos de Antonio Leite” e “Zenóbia do Sorriso Feliz”
19h30 – Espetáculo de teatro de bonecos do Grupo Sorriso Feliz, com Clarêncio Rodrigues
20h30 – Confraternização com “canjas” e apresentações de vários artistas
Mais informações sobre o festival estão disponíveis no Instagram do Mart.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.