Muitas pessoas têm o desejo de lavar o motor do carro por conta da estética desse componente, que, com o uso, acumula sujeiras como poeira, terra e outros resíduos. Porém, muitos motoristas têm dúvida se essa prática realmente é recomendada.
Na verdade, sim, é possível lavar o motor do carro. Além disso, a lavagem é importante para assegurar o bom funcionamento do dispositivo, já que o acúmulo de resíduos é capaz de causar uma obstrução na dissipação de calor, impedindo o equipamento de regular sua temperatura e gerando um superaquecimento.
Outro ponto é que a lavagem aumenta a vida útil de alguns componentes internos, como plásticos e borrachas. Porém, o ideal é que a limpeza seja feita por um especialista, pois há riscos de danificar o funcionamento do veículo, caso o procedimento não seja realizado corretamente.
Leia mais:
- Garantia de motor existe? Entenda seu direito ao comprar um carro usado
- Qual o melhor óleo para utilizar no carro? Veja como descobrir o lubrificante ideal
- Como é avaliada a potência de um carro e moto?
Pode lavar o motor do carro com água? Veja os riscos

É aí que está o ponto de maior atenção nesse procedimento. Antigamente, era muito comum os proprietários lavarem o dispositivo com uma mangueira normal. Isso, geralmente, não causava danos ao carro, pois os modelos da época não tinham eletrônica embarcada, o que reduzia os riscos, já que apenas o dínamo da bateria e o alternador não podiam molhar.
Entretanto, os modelos de carros atuais são totalmente diferentes e contam com muitos itens eletrônicos. Sendo assim, é possível fazer a lavagem utilizando água, mas o profissional precisa ser muito bom e saber proteger bem itens como a bateria, módulos de injeção eletrônica e ABS, relés, caixas de fusíveis, alternador, bobina e outros para que não entrem em contato com o líquido.
Outro risco é a contaminação, pois a água e até mesmo outros produtos de limpeza usados podem contaminar o óleo do motor, causar corrosões em partes sensíveis do dispositivo e até mesmo curto-circuitos.
A lavagem ainda pode acabar deslocando a graxa e óleo de algumas partes do componente, deixando-as sem proteção. Nesse caso, após a limpeza, o profissional precisa repor o óleo e a graxa de maneira adequada para a proteção dos itens e funcionamento eficaz deles.
Tipos de lavagem mais indicados

É importante destacar que atualmente há outras possibilidades de lavar o motor com pouca ou nada de água, o que reduz bastante os riscos. Entre elas estão a lavagem a vapor, que faz uso de pouca água e utiliza o limpador a vapor comum como um dos principais recursos para auxiliar na higienização do dispositivo. O serviço proporciona uma limpeza detalhada e precisa.
Outro tipo recomendável é a lavagem do motor a seco, também chamada popularmente de lavagem técnica. Nela, são utilizados somente pincéis, xampus específicos, borrifador de compressão e panos de microfibra. Apesar de não ser aplicada água, são colocados produtos líquidos específicos.
O post Pode lavar o motor do carro? Entenda os riscos apareceu primeiro em Olhar Digital.