Tecnologia 3D revela mistério de monumento da Grécia Antiga

O Partenon é um dos monumentos mais famosos da Grécia Antiga e atrai milhares de turistas. Construído no século V a.C., o templo é dedicado a Atena, divindade grega da sabedoria e deusa padroeira da cidade de Atenas.

Apesar de alguns danos na estrutura, a construção é considerada como um exemplo da incrível capacidade da arquitetura grega clássica. No entanto, um mistério sempre intrigou os estudiosos do tema.

Como era a iluminação dentro do monumento?

  • Os historiadores sabem que os antigos gregos também construíram uma estátua de 12 metros da deusa Atena no interior do Partenon.
  • Infelizmente, esta estrutura não resistiu ao tempo e não pode ser apreciada nos dias de hoje.
  • Mesmo assim, pesquisadores se perguntam o motivo pelo qual os antigos decidiram colocar a estátua no interior do grande templo.
  • Isso porque este seria um espaço muito escuro.
  • Uma resposta que pode finalmente ter sido descoberta por um novo estudo publicado na revista The Annual of the British School at Athens.
Reconstrução em 3D da estátua de Atena (Imagem: The Annual of the British School at Athens)

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Construção foi meticulosamente planejada

Os responsáveis pelo novo trabalho apontam que todos os aspectos da arquitetura do Partenon foram cuidadosamente planejados. A construção foi pensada pelos gregos antigos tendo em mente a luz, desde seu alinhamento com o nascer do Sol até a presença dos tetos de mármore e de piscinas.

O estudo revela que todos esses recursos provavelmente trabalharam juntos para aumentar a experiência visual e espiritual do visitante em frente à estátua dourada de Atena. Uma conclusão que foi possível a partir do uso de tecnologia 3D.

Reconstrução em 3D de como seria a visão de dentro do Partenon (Imagem: The Annual of the British School at Athens)

Os pesquisadores usaram simulações de iluminação para recriar as condições ambientais e arquitetônicas que existiam no projeto original do templo. Isso uma reprodução altamente precisa, não apenas do fluxo de luz através do espaço, mas também das propriedades materiais das superfícies.

Os resultados eliminaram a noção antiga de uma sala de mármore brilhante e banhada pelo Sol e substituíram ela pelo entendimento de que o espaço era quase todo escuro. Na verdade, a luz solar direta iluminava apenas a metade inferior da estátua, o que aumentava a sensação de admiração e experiência religiosa.

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