Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, ocorreu na tarde desta quarta-feira (21), no auditório da Secretaria de Assistência Social, Mulher e família, o 1º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), com o objetivo de compreender as diferentes questões que envolvam o processo de envelhecimento em suas dimensões históricas, socioculturais, psicológicas e espirituais. De acordo com a presidente do CMDPI Kátia Bressan, a velhice não pode ser definida somente pela sua cronologia. “A pessoa idosa possui potencialidades únicas e distintas, como serenidade, experiência, maturidade e perspectiva de vida pessoal e social”, destaca.
Durante o encontro, a assistente social Ivânia May explanou os objetivos da realização do fórum, discorreu sobre a disposição dos eixos temáticos, e, em seguida, os participantes se dividiram em grupos para deliberar suas demandas e propostas. Também foi apresentada a data da 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada no mês de junho.
Estiveram presentes o vice-prefeito Denis Matiola, a secretária Heloísa Cabral, a vereadora Paula Anacleto, a presidente e os conselheiros do CMDPI, membros dassecretarias de Assistência Social, Mulher e Família, Saúde, Gestão, Procuradoria, Urbanismo e Fundação Municipal de Esporte, sociedade civil (Sesc, Apae, Abrigo dos Velhinhos, RFCC, Aproet), Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), além de usuários da política de assistência social.
A presidente Kátia Bressan ressalta que os cuidados às pessoas idosas são de responsabilidade familiar, mas devido a mudanças estruturais nas famílias e na sociedade, se faz necessária a intervenção do Estado. “Diante do atual panorama, cabe à União, Estados e Municípios e à sociedade, chamarem para si a responsabilidade de levantar propostas para o fortalecimento de políticas públicas no atendimento aos direitos da pessoa idosa, garantindo a qualidade de vida e sua cidadania”, conclui.
O conteúdo Assistência Social, Mulher e Família Tubarão sedia 1º Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa aparece primeiro em CNT Tubarão.