
A Polícia Federal (PF) realiza, nesta quarta-feira (22), uma operação que cumpre 13 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão temporária contra policiais suspeitos de sequestrar e torturar um homem em Caracaraí, em 2023.
Conforme as investigações, os agentes teriam cometido o crime para obrigar a vítima a informar o destino de uma carga de cassiterita, minério conhecido como “ouro negro”. Além disso, policiais de Roraima também teriam participado da ação.
Policiais do AM são presos em Roraima
De acordo com a PF, os envolvidos fazem parte de um grupo que atuava na escolta de cargas de minérios extraídos ilegalmente da Terra Indígena Yanomami.
Ademais, eles prestavam serviços de segurança clandestina e investigaram, por conta própria, casos de roubo de cargas.

A Justiça Estadual autorizou o cumprimento dos mandados nos estados de Roraima, Amazonas, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul.
A Polícia Federal ainda não informou quantos mandados já foram cumpridos. A operação foi chamada de Jeremias 22:17, em referência a um versículo bíblico que fala sobre ganância, violência e extorsão.
Entenda o caso
Dois policiais civis do Amazonas foram presos em 8 de fevereiro de 2023, em Caracaraí (RR), acusados de sequestrar e torturar um trabalhador autônomo, irmão de um cabo da PM de Roraima.
A vítima foi libertada com ferimentos causados por algemas, agressões e choques elétricos. A prisão ocorreu durante a Operação Êxodo, que combatia garimpos na Terra Yanomami.
No entanto, os suspeitos alegaram falsamente estar em uma operação da Polícia Civil do Amazonas para apreender minério.
Eles portavam distintivos falsos, armas, munições, coletes, granada, arma de choque, algemas e outros equipamentos.
Por fim, o crime aconteceu quando os homens se passaram por policiais, abordaram o autônomo na zona rural e, sob ameaças, o algemaram e agrediram.
The post Policiais do AM são presos suspeitos de sequestrar e torturar homem em disputa por ‘ouro negro’ em Roraima appeared first on Portal Norte.