Quem já entregou a declaração do Imposto de Renda e tem uma quantia a ser restituída já pode consultar se está dentro da primeira fase de pagamentos. A Receita Federal abriu nesta sexta-feira (23) a consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF 2025.
Este é o maior valor já pago na história, e contempla também restituições residuais de exercícios anteriores. Os depósitos serão feitos a partir de 30 de maio, mesmo dia em que se encerra o prazo para declaração.
Saiba como verificar se você está no primeiro lote
Mais de 6,2 milhões de contribuintes serão contemplados no primeiro lote de restituição. O valor total dos pagamentos será de R$ 11 bilhões, sendo aproximadamente R$ 7,8 bilhões destinados aos contribuintes prioritários.

Pelas regras, os primeiros a receberem a restituição são: idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via PIX.
Para saber se você receberá a restituição já no primeiro lote bastar acessar a página da Receita na internet (clique aqui) e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, clique em “Consultar a Restituição”. Caso identifique alguma pendência na declaração, é possível retificá-la, corrigindo as informações e evitando cair na malha fina.
Leia mais
- IRPF 2025: como consultar a restituição do imposto de renda em 3 passos
- Simulador do Imposto de Renda 2025: veja como prever o valor do IRPF
- Quem pode receber restituição do imposto de renda 2025?

Calendário de pagamento da restituição do IRPF 2025
- Primeiro lote: 30 de maio;
- Segundo lote: 30 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 29 de agosto;
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
O post IRPF 2025: Receita abre consulta ao 1º lote de restituição apareceu primeiro em Olhar Digital.