Nedia Gomes Lima da Fonseca, de 52 anos, fez o curso de Costura Industrial na unidade móvel instalada em Laurentino. “Eu amei o curso. A professora era super dedicada, tinha bastante paciência e ensinou muito bem. Antes, eu só trabalhava com a reta, em casa. Hoje, estou na Folini Têxtil, costurando também com outras máquinas. Foi um aprendizado com cem por cento de aproveitamento”.
As salas de aula sobre rodas possuem toda a infraestrutura e a qualidade das oficinas e laboratórios do Senai. O objetivo é levar educação profissionalizante para cidades onde não existem estruturas do Senai ou para unidades do Senai que não tenham os cursos solicitados pelas indústrias.
Os cursos têm duração de 40 a 160 horas e estão divididos entre iniciação, qualificação básica, aperfeiçoamento e especialização profissional. Eles são personalizados de acordo com a demanda de cada cidade e o ensino é voltado para atividades práticas, em ambiente flexível.
As Unidades Móveis levam benefícios para as pessoas (qualificação profissional), para as indústrias (formação de mão de obra) e para o município (geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico).

“Em 2024, oferecemos o curso de Panificação e Confeitaria e foi um sucesso. Algumas alunas já estão colocando em prática os ensinamentos, trabalhando no setor. Também realizamos o de Costura e mais alunas conseguiram vagas de emprego. Para este ano, contratamos os cursos de Instalação Elétrica, Costura Industrial, Soldagem e Manutenção Industrial”, contou Helen Schultz, da Secretaria de Assistência Social de Pouso Redondo.

As primeiras Unidades Móveis foram criadas em 1985, com dois sistemas de container sobre rodas para os cursos de Comandos Hidráulicos e Comandos Pneumáticos e outras três carretas baú para os cursos de Acionamentos Elétricos, Panificação e Mecânica Diesel.
Com o tempo, o projeto evoluiu e foram adquiridas mais Unidades Móveis, totalizando 14 atualmente, todas no modelo semi reboque do tipo baú. Os cursos são nas áreas de: Construção Civil (2), Confecção e Costura (3), Eletricidade (1), Panificação e Confeitaria (3), Soldagem (1), Usinagem CNC (1), Manutenção Industrial (1), Refrigeração Industrial e Climatização (1) e Automação Industrial (1). Em cada uma delas cabem entre 15 a 20 alunos.
No Alto Vale, estão sendo utilizadas no momento as Unidades Móveis de:

· Construção Civil e Costura: Rio do Oeste)
· Costura: Presidente Getúlio
· Manutenção Industrial: Pouso Redondo
·
Ainda deverão vir este ano:
· Soldagem e Costura: Pouso Redondo
Saiba mais sobre as Unidades Móveis do Senai no site: https://sc.senai.br/pt-br/escolamovel
Fonte: Debora Claudio – Jornalista
O post Unidades móveis do Senai levam oportunidades para moradores do Alto Vale apareceu primeiro em Alto Vale Agora.