A Siga Antenado, entidade responsável pela mitigação de interferências na faixa de 3,5 GHz e distribuição das novas parabólicas digitais no Brasil, informou que 5 milhões de famílias de baixa renda já foram atendidas com a instalação gratuita dos kits de recepção de TV aberta digital via satélite. O número foi apresentado nesta quinta-feira, 22 de maio, durante o evento SSPI Day 2025, promovido pela Society of Satellite Professionals International, em Brasília.
O projeto da Siga Antenado, executado pela Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF), cumpriu a meta de atendimento aos 5.570 municípios brasileiros, conforme estabelecido pelo Edital do 5G. A substituição das antenas parabólicas em Banda C pelas novas antenas digitais em Banda Ku foi uma das contrapartidas exigidas das operadoras vencedoras do leilão do 5G.
Durante o evento, o COO da Siga Antenado, Antonio Parrini, destacou o alcance social da iniciativa. “Transformamos uma exigência técnica em um movimento de cidadania. Levamos um sinal de qualidade e informação a milhões de brasileiros, com entregas antecipadas e foco em quem mais precisa”, disse.
Além da entrega dos kits, o programa desenvolveu uma estratégia de comunicação com ênfase em acessibilidade e capilaridade. Foram mais de 14 bilhões de impactos digitais, 1,2 milhão de inserções no rádio e forte atuação nas redes sociais e em comunidades locais, segundo dados apresentados.
Com o encerramento das metas do edital marcado para 30 de junho de 2025, a Siga Antenado iniciará uma nova fase, baseada em política pública federal que amplia o escopo da substituição. Nesta etapa, famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) poderão solicitar gratuitamente o kit da nova parabólica digital, mesmo que não possuam antena antiga em funcionamento.
A nova política atenderá 323 cidades distribuídas em 16 estados, com expectativa de alcançar 660 mil lares. A medida amplia o impacto da transição tecnológica e reforça a estratégia de garantir acesso à TV aberta no modelo digital via satélite, ao mesmo tempo em que assegura a liberação plena da faixa de 3,5 GHz para o avanço do 5G no país. (Com assessoria de imprensa)
O post Siga Antenado chega à marca de 5 milhões de parabólicas trocadas apareceu primeiro em TeleSíntese.