Apagão deixa Roraima no escuro por 3 horas durante a madrugada

Apagão deixa Roraima sem energia por 3 horas durante a madrugada

Roraima enfrentou um apagão de energia e ficou cerca de três horas sem fornecimento elétrico na madrugada deste sábado (24).

O blecaute começou por volta das 23h40 de sexta-feira (23) e atingiu bairros da capital, Boa Vista, além de cidades do interior do estado. O fornecimento só foi restabelecido por volta das 2h45 da madrugada.

Segundo a empresa Roraima Energia, responsável pela distribuição, o problema ocorreu após o desligamento da interligação elétrica entre o Brasil e a Venezuela.

O que causou o apagão?

Em nota, a Roraima Energia explicou que o desligamento da conexão com a Venezuela provocou uma instabilidade no sistema. Essa falha afetou diretamente as usinas que abastecem o estado.

“A Roraima Energia informa que, às 23h40 do dia 23, ocorreu o desligamento da interligação elétrica entre Brasil e Venezuela, provocando uma perturbação no sistema elétrico e, consequentemente, o desligamento das usinas responsáveis pelo suprimento de energia em Roraima”, informou a empresa.

As causas exatas da ocorrência ainda estão sendo investigadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A empresa informou que novas atualizações devem ser divulgadas assim que possível.

Como Roraima é abastecida?

Roraima é o único estado do Brasil que ainda não está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que ocasiona diversos apagões no estado.

Por isso, depende do funcionamento de usinas termelétricas locais e, desde fevereiro deste ano, também de energia importada da Venezuela.

A energia vinda do país vizinho é gerada na hidrelétrica de Guri e enviada por meio da empresa brasileira Bolt Energy Comercializadora de Energia.

Entre 2001 e 2019, o estado também foi atendido pela Venezuela, mas a importação foi suspensa após uma série de apagões; A retomada desse fornecimento foi autorizada pelo governo federal neste ano.

Linhão do Tucurí pode reduzir apagões em Roraima

Uma das principais soluções para reduzir os riscos de apagão em Roraima é a conclusão do Linhão de Tucuruí.

A obra, iniciada em 2022, terá 715 km de extensão, com 122 km passando pelo território indígena Waimiri Atroari.

A expectativa é que o projeto, considerado essencial para conectar Roraima ao sistema elétrico nacional, seja concluído ainda em 2025.

The post Apagão deixa Roraima no escuro por 3 horas durante a madrugada appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.