
O Ministério da Educação anunciou que todos os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública em 2025 terão pré-inscrição automática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A novidade foi confirmada pelo ministro Camilo Santana nesta quinta-feira (22), por meio das redes sociais.
A medida tem como objetivo facilitar o processo de inscrição e ampliar o número de participantes no exame. “Basta o estudante acessar a Página do Participante, confirmar a inscrição e escolher entre as provas de inglês ou espanhol”, explicou o ministro.
Esses alunos também já têm isenção garantida da taxa de inscrição, conforme regras anteriores do Enem.
Enem volta a oferecer certificação do ensino médio
Outra mudança importante é o retorno do Enem como instrumento de certificação para jovens e adultos com mais de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio.
A possibilidade de usar o Enem para certificação foi suspensa em 2017, quando o governo federal passou a adotar o Encceja como exame oficial para essa finalidade. Agora, a certificação volta a ser válida para quem atingir 450 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.
Edital será divulgado nesta sexta
O edital do Enem 2025 foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira (23), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nele, estarão as regras completas, valores da taxa de inscrição e os prazos.
As inscrições para o Enem começam na próxima segunda-feira (26) e vão até o dia 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante no site do Inep.
The post Enem 2025 terá novidades para estudantes da rede pública; veja qual é appeared first on Portal Norte.