Indígenas Parakanã denunciam ataque a tiros de pistoleiros na TI Apyterewa, no Pará


Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) reiterou que a Força Nacional de Segurança Pública está atuando na TI Apyterewa em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Região em que ocorre a tensão na TI Apyterewa tem plantações de cacau.
Reprodução / Redes sociais
Indígenas Parakanã denunciaram que foram alvo de um novo ataque a tiros de pistoleiros contratados por invasores da Terra Indígena (TI) Apyterewa em São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, neste sábado (24). Não houve feridos. Este seria o sexto ataque em seis meses.
Imagens gravadas pelos indígenas mostram que, no local, também estavam presentes homens da Força Nacional de Segurança Pública e representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). De acordo com os moradores da área, os pistoleiros usavam metralhadoras e outras armas pesadas.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) reiterou que a Força Nacional de Segurança Pública está atuando na TI Apyterewa em apoio à Funai. O Ministério detalhou que a Força Nacional foi ao local indicado para verificar a denúncia, mas não encontrou os invasores na região, conhecida como aldeia de Caré ou Cacaueira, nas proximidades da aldeia Tekatawa.
O órgão disse ainda que a Força Nacional tem intensificado a presença e o patrulhamento na região com o objetivo de garantir a segurança e a preservação da ordem pública. Os indígenas pedem ações mais eficazes para que não haja novos episódios de invasão e violência.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.