Cinco foragidos da Justiça são recapturados em operação da Polícia Penal em Campos e Macaé


A ação contou com a Divisão de Buscas e Recapturas e o Núcleo de Inteligência do Norte e Noroeste do estado e teve apoio do Disque Denúncia; um dos presos era considerado de alta periculosidade Um dos presos foi localizado com análise de informações anônimas recebidas pelo Disque Denúncia (021 2253-1177).
Inter TV/ Reprodução
Cinco homens foragidos da Justiça foram recapturados nesta sexta-feira (23), em uma operação da Polícia Penal da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), realizada nos municípios de Campos dos Goytacazes e Macaé, no Norte Fluminense.
A ação foi coordenada pela Divisão de Buscas e Recapturas (RECAP) e o Núcleo de Inteligência do Norte e Noroeste do estado (NUCINTNN). Um dos presos foi localizado com análise de dados e informações anônimas recebidas pelas equipes, inclusive pelo Disque Denúncia (021 2253-1177).
De acordo com o Disque Denúncia, entre os presos está Lucas da Silva Lemos de Oliveira, conhecido como “Monge”, de 26 anos, considerado de alta periculosidade. Ele foi recapturado no bairro Ajuda de Cima, em Macaé. Beneficiado em 2 de maio deste ano com a Visita Periódica ao Lar (VPL), a chamada “saidinha temporária”, ele não retornou ao Instituto Penal Vicente Piragibe no prazo determinado, sendo considerado evadido desde o dia 18. Segundo a polícia, o indiciado tem um histórico criminal por roubo e tráfico de drogas. Lucas teve mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais.
Além de Lucas, foram recapturados: Leonardo Moraes Almeida, 33 anos – evadido desde agosto de 2023; Vitor Hugo Miranda da Silva, 32 anos, conhecido como “Vitinho” – evadido desde março de 2023; Pedro Henrique de Oliveira Batista, 21 anos – evadiu-se em março deste ano; e Luan da Penha Barbosa, 21 anos – não retornou após saída temporária concedida em maio.
Os foragidos foram encontrados em bairros como Terra Prometida, Parque Turf Club, Penha e Cidade da Luz, áreas sob influência de organizações criminosas, segundo a polícia.
Após a recaptura, todos os presos foram encaminhados para delegacias locais e, em seguida, conduzidos de volta ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A SEAP reforça a importância da colaboração da população e incentiva denúncias anônimas por meio do WhatsApp do Disque Denúncia pelo 021 2253-1177. O anonimato é garantido.
Até a última atualização desta reportagem, o g1 não conseguiu contato com as defesas dos indiciados.
Além de Lucas, outros quatro homens foram recapturados.
Divulgação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.