MPRR aciona Judiciário para que São João da Baliza estruture CREAS

O Ministério Público de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de São Luiz, entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) nesta segunda-feira (17), que exige que o município de São João da Baliza estruture adequadamente o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Inspeções realizadas em 2023 e neste ano evidenciaram a precariedade da rede socioassistencial no município.

A equipe técnica do MPRR constatou que o CREAS compartilha uma única sala com o Conselho Tutelar, o que compromete tanto o trabalho administrativo quanto o técnico.

Equipe e infraestrutura inadequadas no CREAS

A Promotora de Justiça, Lara Von Held, destacou que a equipe mínima do CREAS está incompleta, com apenas uma assistente social e sem psicólogo ou serviços administrativos. Esta situação inviabiliza o adequado funcionamento da unidade.

A ACP solicita que o município providencie um imóvel para o CREAS em até dois meses, conforme a Resolução nº. 109/09 do Conselho Nacional de Assistência Social.

Confira: Prefeitura de Baliza-RR contrata artista não identificado por R$ 600 mil para arraial

Além disso, pede-se o custeio das despesas necessárias, a inclusão de dotação suficiente na lei orçamentária anual, e a contratação imediata de funcionários, incluindo vigias e recepcionistas.

A Prefeitura de São João da Baliza deve garantir que o CREAS opere pelo menos cinco dias por semana, durante oito horas diárias.

Em caso de demanda, o centro deve funcionar à noite, em feriados e nos fins de semana.

O município também precisa estruturar um programa de medidas socioeducativas em meio aberto em até quatro meses.

Com informações do Ministério Público do Estado de Roraima.

The post MPRR aciona Judiciário para que São João da Baliza estruture CREAS appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.