No mês passado, o TikTok anunciou que está investindo em um conjunto de ferramentas de publicidade baseadas em inteligência artificial chamado Symphony. Recentemente, a plataforma divulgou novidades da solução.
Em breve, marcas poderão fazer publicidade com o rosto dos seus influenciadores favoritos usando IA. Os modelos de avatares inspirados neles também são poliglotas e poderão se comunicar em mais de 10 idiomas. A funcionalidade começou a ser testada em maio desse ano. O Olhar Digital falou sobre os detalhes da fase.
Saiba tudo sobre os influenciadores de IA poliglotas
- Os Symphony Digital Avatares do TikTok vão ser disponibilizados na plataforma em duas modalidades: estoque ou personalizado.
- Os avatares de estoque são baseados em atores de diferentes nacionalidades, que uma empresa pode comprar e usar na sua publicidade.
- Já os personalizados são inspirados em criadores específicos ou porta-vozes da marca e podem falar mais de 10 idiomas e dialetos.
- Essa opção de tradução detecta automaticamente o idioma original do vídeo e traduz para a língua desejada.
- Ela faz parte do Symphony AI Dubbing, uma “ferramenta de tradução global” que traduz, transcreve e produz vídeos em idiomas como inglês, português, francês, espanhol, alemão e coreano.
- Todo conteúdo produzido com os avatares terá o rótulo “gerado por IA”.
- O custo para utilizar os avatares de IA ainda não foi divulgado.

Leia mais:
- Uma tendência arriscada está crescendo entre usuários do TikTok; entenda
- 4 maneiras de filtrar o que você não quer ver no TikTok
- TikTok Lite: saiba tudo sobre o aplicativo
- O que é o Programa Criativo do TikTok e como ganhar dinheiro com ele?
Como os avatares se saem na prática?
O TikTok já divulgou um vídeo demonstrativo de como os avatares funcionam na prática. Nele, a imagem gerada por IA da chefe global de estratégia e operações de conteúdo da empresa, Adrienne Lahens, aparece explicando um pouco sobre a ferramenta.
A versão de IA de Lahens é bem realista, mas não é tão difícil de distinguir. Então, não se espante se o seu criador de conteúdo favorito aparecer no feed agindo de um modo um tanto diferente.
O objetivo do TikTok com a ferramenta de tradução é quebrar as barreiras linguísticas no marketing e permitir que as marcas “adicionem um toque humano ao seu conteúdo”. Agora, se será precisa o suficiente para evitar erros, veremos na prática em breve.
O post TikTok terá avatar de IA poliglota para publicidades apareceu primeiro em Olhar Digital.