VÍDEO – Hospital ‘inaugurado’ por Helder em Belém não funciona para adultos

Ao contrário do que diz a esfuziante falácia do governo estadual, que no dia 18 do mês passado “inaugurou” o novo Pronto Socorro Dr. Roberto Macedo, na avenida Augusto Montenegro, o hospital só funciona, precariamente, na área de pediatria. Os adultos, com problemas de saúde que procuram o hospital não são atendidos e têm que voltar para casa.

O marketing do governador, como manda o figurino da eleição para prefeito de Belém, antecipou a tal inauguração para criar um fato político e alavancar a candidatura do poste Igor Normando. “Os adultos só serão atendidos perto da eleição”, justificou um deputado governista.

Em um vídeo enviado ao Ver-o-Fato, uma mulher em um carro tenta entrar no PS, mas é barrada. “Aqui só atende pediatria”, diz um homem. Os dois travam o seguinte diálogo: “Não tá podendo passar? É atendimento, diz a mulher. “Não”, responde o homem.

“Mas não tá funcionando os demais atendimentos? Mas que negócio é esse? Foi inaugurado um dia desses. Mas quando é que vai estar o atendimento completo? O homem responde: “não temos ainda uma data prevista. Estamos aguardando a Secretaria de Estado”.

A mulher pergunta se não há previsão para o atendimento aos doentes adultos e emenda com um comentário: mas ele já não estava pronto, esse pronto-socorro? O homem diz que “está quase”. Insistente, a mulher faz a pergunta que não quer calar? ” Mas como é que inaugura um negócio que não está pronto, então?

“Pergunta para o governador, né?”, rebate o homem. ” Entendi”, fala a mulher. E conclui: “então, se a gente quiser, se estiver morrendo, não pode ir no pronto-socorro? Se estiver morrendo, não pode procurar o pronto-socorro, é isso?”

O fecho brilhante do homem: “depende do que seria o morrendo, né?”

Custo do hospital

Segundo release do governo, a obra “é resultado de um investimento de cerca de R$ 178 milhões e mais de mil postos de trabalho direto criados durante a construção do espaço”.

Diz ainda que o novo pronto-socorro visa “desafogar as demais estruturas de saúde da cidade e vai proporcionar que os moradores dos bairros arredores, como Benguí, Mangueirão e os distritos de Icoaraci e Outeiro possam ter acesso a mais consultas. A região nordeste do estado, de forma geral, deverá ser beneficiada. São 28 mil metros quadrados que funcionarão 24h”.

Por fim, enfatiza que o PS “foi inaugurado após três anos de obras e já é considerado o mais moderno do Brasil, além de ser o maior da Região Metropolitana. Ao todo, o complexo conta com 115 leitos, divididos para atendimentos clínicos, unidades de terapia intensiva (UTI), urgência e emergência com 12 boxes adultos e 12 infantis, sala vermelha, isolamentos e seis salas de cirurgia”.

Em verdade, a propaganda do governo diz uma coisa, mas até o momento a realidade é outra, bem diferente. O hospital tem obras inacabadas e não pode atender quem o procura. No dia da inauguração, cercado de políticos, da família e até da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o governador omitiu o detalhe. O funcionamento do PS é precário.

VEJA O VÍDEO

The post VÍDEO – Hospital ‘inaugurado’ por Helder em Belém não funciona para adultos appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.