Rio Bernunça une teatro, folclore e religiosidade numa reflexão sobre a natureza

O espetáculo Rio Bernunça une o teatro à história, ao folclore e à religiosidade, além de propor uma reflexão sobre questões ambientais e a nossa relação com o mundo das águas. É com esse trabalho artístico que a Cia Cobaia Cênica sobe ao palco da Fundação Cultural de Rio do Sul no dia 12 de junho. A sessão inicia às 14h no Teatro Domingos Venturini e é a quarta apresentação de espetáculo do projeto Mostra de Repertório. Mais uma vez a entrada é gratuita e haverá interpretação em LIBRAS do espetáculo que tem classificação livre.

Rio Bernunça encena o cotidiano de personagens que têm no rio o seu sustento. A história aborda de forma simbólica e lúdica questões ambientais e as consequências do descaso com o lixo e a poluição dos rios. A narrativa constrói uma releitura de algumas manifestações do folclore, com figuras como a Bernunça, personagem oriundo do Boi-de-Mamão, e as bruxas criadas pelo folclorista e antropólogo catarinense Franklin Cascaes. Povos originários também estão retratados na trama, além da presença da cultura afro-brasileira através da personagem Oxum. Essa divindade da cultura africana, rainha das águas doces e dona de toda a prata e ouro da natureza, cria um diálogo entre as culturas europeias, indígenas e africanas. Em 2023, o espetáculo circulou por Santa Catarina pelo programa Rede de Teatros SESC.

A Mostra de Repertório é uma proposta selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

O projeto iniciou em março e desde então já colocou em cena três obras da companhia: Benjamim – filho da felicidade, O que só passarinho entende e Donos da Rua. O repertório foi definido com base em espetáculos acessíveis que atraem o público já interessado em teatro, ao mesmo tempo que promovem a formação de plateia. As obras possuem tanto a linguagem coloquial e de fácil compreensão, como aquela mais poética e simbólica, variando entre cenas divertidas e sensíveis.

A Mostra de Repertório também está levando teatro aos bairros de Rio do Sul como contrapartida do projeto. São a contação de histórias Meu Sabiá e da série Histórias que visitam – para jardins, varandas, janelas e quintais. A proposta é descentralizar a oferta de teatro e chegar a um público que tem pouco acesso à arte. Histórias que visitam… foi criada para chegar a locais mesmo onde não exista estrutura cênica mínima. É uma contação apresentada de forma intimista para que o espectador se sinta dentro da história.

Esse projeto já circulou por comunidades de Rio do Sul e do interior de cidades do Alto Vale do Itajaí em parcerias com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em casas de convivência e grupos de acolhimento. Meu Sabiá é um trecho do espetáculo O que só passarinho entende adaptado como obra individual e que também integra a série.

Para acompanhar o projeto, basta acessar www.cobaiacenica.com.br e as redes sociais no @cobaiacenica.

Fonte: Tiago Amado
Jornalista (SC 0003179 JP)

O post Rio Bernunça une teatro, folclore e religiosidade numa reflexão sobre a natureza apareceu primeiro em Alto Vale Agora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.