WWDC 2024: saiba os principais anúncios da Apple no evento

Nesta segunda-feira (10), a Apple realizou a WWDC 2024, seu evento anual de desenvolvedores. E, como de costume, trouxe diversas novidades para nós.

Nas próximas linhas, o Olhar Digital traz os 13 principais anúncios da maçã, que circula entre iPhone, iPad, Mac, Vison Pro e Watch. Confira!

Leia mais:

  • iPhone: 10 dicas para usar o smartphone de maneira mais eficiente
  • iMessage: o que é e como usar o serviço de comunicação da Apple
  • Apple anuncia nova Siri com IA e ChatGPT; veja o que muda

Apple Intelligence, a IA da maçã

Depois de muitos rumores e mistério, a Apple, enfim, confirmou: vai entrar no universo da inteligência artificial (IA). E isso vai acontecer com o Apple Intelligence, IA “que coloca modelos generativos poderosos no centro de seu iPhone, iPad e Mac”. Portanto, será possível, por exemplo, gerar imagens e resumir textos.

Assim como tudo no ecossistema Apple, a segurança será o ponto central no Apple Intelligence. O recurso vai analisar, no momento em que for chamado por você, se seu processamento será realizado no próprio dispositivo, ou se o fará no servidor em nuvem privada na empresa.

O sistema será gratuito e estará no iPhone 15 Pro e em iPads e Macs com chip M1 e superiores.

Para saber tudo sobre o Apple Intelligence, leia esta matéria.

Apple Intelligence é a nova IA da Apple (Imagem: reprodução/YouTube/Apple)

Siri com IA

  • A Siri receberá grande impulso de IA;
  • Ela será integrada mais profundamente ao iPhone, com uma luz pulsante aparecendo na borda do telefone;
  • Com isso, você terá mais controle sobre os aplicativos, pois a Siri poderá encontrar informações em e-mails e exibir fotos de amigos;
  • Para tanto, a assistente de voz está sendo ajudada por LLMs (modelos de linguagem grande) para entender melhor o que você diz e acompanhar solicitações e perguntas relacionadas ao status dessas solicitações.
Siri estará mais “poderosa” com IA e ChatGPT (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

ChatGPT chegando à Siri

Outra novidade “bem-recebida” pela Siri é a integração com o ChatGPT. O implemento permitirá à Siri julgar se a consulta em questão seria mais adequada para o chatbot da OpenAI.

Uma vez que ela defina se o ChatGPT deve ser acionado, a Siri pedirá permissão a você antes de enviar a solicitação ao chatbot. Diferentemente do app do ChatGPT, no iPhone, ele poderá ser utilizado gratuitamente e sem uma conta da OpenAI através da Siri.

Para saber mais sobre estas e outras novidades envolvendo a Siri, clique aqui.

Mail, Mensagens, Fotos e mais: IA “empodera” aplicativos Apple

O iOS 18 será bem abastecido com IA. Vários dos apps do SO do iPhone receberão o “boost”, incluindo resumo de e-mail e geração de respostas aos e-mails.

Uma novidade bem bacana se refere aos emojis. O Genmoji permite a criação de emojis personalizados a partir de comando de texto, além de novo gerador de imagens de IA, o Image Playground.

Outro aplicativo que recebeu roupagem da IA é o Fotos, no qual você poderá pesquisar fotos com linguagem natural. O fundo de fotografias também poderá ter objetos removidos, assim como vemos no Google Magic Eraser e no Samsung Galeria.

O Notes e o Phone também serão capazes de realizar transcrições e resumos com recursos de IA.

apple fotos
Além de nova roupagem, app Fotos receberá IA para edição e busca de imagens (Imagem: Apple)

iOS 18 foca (ainda mais) em segurança – e personalização

O iOS 18 não será caracterizado apenas pela presença da IA. Seu Centro de Controle, agora, está repaginado e será mais personalizável. Ainda, assim como já vemos no Android, você poderá colocar os aplicativos em qualquer parte da tela inicial, não havendo mais aquela configuração “engessada”.

Outra novidade no iOS 18 será o bloqueio de certos apps, impedindo que outras pessoas os acessem quando você entregar o smartphone a terceiros.

O SO também terá novo modo de jogo, que irá minimizar a atividade em segundo plano e otimizará a jogabilidade.

Leia tudo sobre o iOS 18 aqui.

iPhone iOS 18
Além da “montanha” de IA, iOS 18 permitirá colocar os apps em qualquer lugar da tela incial (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple cede e incorpora a tecnologia RCS ao iOS 18

Já no ano passado, a Apple cedeu e anunciou que daria suporte à tecnologia RCS (Rich Communications Service, sucessora do SMS). Nesta segunda-feira (10), durante a WWDC 2024, ela estará presente no iOS 18. Contudo, a empresa da maçã não deu outros detalhes.

Além dessa novidade, o iMessage vai ter outras atualizações, como agendamento de texto e suporte para mensagens SMS via satélite. O Tapback também terá opções coloridas e terá negrito, sublinhado e itálico.

Leia tudo sobre aqui.

rcs
Apple vai incorporar RCS ao iMessage no iOS 18 (Imagem: Kafka Ibram/Shutterstock)

Apple TV+ permitirá visualizar nomes de atores na cena

Assim como o Prime Video, agora, o Apple TV+ adicionará o recurso InSight, que permitirá a você ver quais são os atores que estão na cena que ele está assistindo no momento.

Ele também permitirá descobrir a música que está sendo tocada na cena e adicioná-la à sua lista de reprodução do Apple Music.

Ainda, o Apple TV+ exibirá legendas de forma automática assim que um programa for silenciado por você (o famoso “TV no mudo”) e dará suporte a projetores de 21:9.

Apple TV+ terá recurso para ver quais atores e músicas estão na cena (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

Novo app de senhas multiplataforma

Você talvez esteja acostumado a receber notificações no Google Chrome e no Microsoft Edge, por exemplo, perguntando para salvar sua senha. Se você um app, como o Kaspersky Password Manager, LastPass e 1Password, também se acostumou a ter suas senhas salvas para facilitar.

É isso que a Apple propõe, ao lançar um app que vai gerenciar e armazenar suas senhas e logins em diferentes sites e aplicativos. O bacana é que ele não será disponibilizado apenas para iOS, iPadOS, macOS e visionOS, mas, também, para Windows.

Novo app será multiplataforma e vai armazenar e gerenciar suas senhas (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

iPads finalmente terão calculadora (com suporte à Apple Pencil)

Com o iOS 18, finalmente, os iPads terão uma calculadora nativa. Demorou (apenas) dez anos para isso acontecer. O novo aplicativo terá o recurso Math Notes, que deixará você escrever, com a Apple Pencil, equações matemáticas e fazer com que a Calculadora as resolva.

O Smart Script também será lançado no iPad. Ele serve para melhorar a aparência de sua caligrafia e verificará sua ortografia de cada anotação. Para isso, ele usará aprendizado de máquina (machine learning).

Leia mais sobre o assunto aqui.

iPad
Calculadora chega aos iPads dez anos após lançamento do primeiro modelo (Imagem: Divulgação/Apple)

macOS Sequoia: novo OS dos Macs terá IA e espelhamento do iPhone

No novo macOS, chamado de Sequoia, além da integração com o Apple Intelligence, será possível espelhar o iPhone no Mac. Dessa forma, será possível arrastar arquivos e textos entre os dispositivos, ver notificações, enfim, controlar todo o smartphone pelo Mac.

Outras novidades foram agregadas ao Safari, que estará mais seguro e responsivo com a IA.

Leia tudo sobre o macOS Sequoia aqui.

iPhone Mirroring vai deixar o usuário espelhar e controlar o iPhone pelo Mac (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

watchOS 11 exibirá aplicativos de forma automática em seu Apple Watch

O watchOS 11, novo sistema operacional voltado ao Apple Watch, também recebeu novidades, como o recurso que adiciona widgets de forma automática ao aparelho. Para isso, o SO se baseia em quando você precisa deles.

O sistema também receberá um novo aplicativo. Chamado Vitals, ele permitirá a você “explorar suas métricas de saúde mais importantes com apenas um relance”, além de novos recursos relacionados ao rastreamento de ciclo, atividades ao vivo e suporte para check-in, de modo que você poderá compartilhar, em tempo real, com seus entes queridos, onde você está durante seu treinamento.

Confira tudo o que o watchOS 11 terá aqui.

watchOS 11 terá app novo e comaprtilhamento de localização em tempo real (Imagem: Divulgação/Apple)

visionOS 2 com fotos espaciais e tela Mac ultra-larga

O Apple Vision Pro receberá sua primeira grande atualização de sistema operacional. O visionOS 2 foi anunciado pela Apple e permitirá ao aparelho o uso de aprendizado de máquina para dar profundidade às fotos.

Além disso, o dispositivo terá suporte à tela virtual de Mac ultra-larga, além de gestos mais intuitivos e suporte para modo viagem em trens.

A Apple também informou que deve levar o Vision Pro para mais países, como China, Cingapura, Austrália, Canadá, França e Reino Unido.

Saiba mais sobre o visionOS 2 aqui.

Tela ultrawide de Mac chega ao Apple Vision Pro no visionOS 2 (Imagem: Reprodução/YouTube/Apple)

AirPods Pro permitirão “resposta silenciosa” à Siri

Na nova atualização do software do AirPods Pro, uma novidade interessante é o Siri Interactions, que deixará que você responda à Siri apenas balançando a cabeça para responder “sim” ou “não”.

Os fones da Apple também terão isolamento de voz, que melhorarão a qualidade da voz de seu usuário e redução de ruído de fundo.

Saiba tudo sobre a atualização do AirPods Pro aqui.

mão feminina segura Apple AirPods Pro 2ª geração
AirPods Pro receberão cancelamento de ruído e melhoramento de voz (Imagem: TanyaKim/Shutterstock)

E aí, qual foi a atualização que você mais curtiu? Responda nos comentários desta reportagem!

O post WWDC 2024: saiba os principais anúncios da Apple no evento apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.