Quer mudança rápida? Primeira casa 3D da Ásia ficou pronta em cinco dias e se adapta ao clima

A construção 3D tem mostrado sua diversidade nos últimos anos, tanto em design, quanto em economia de custos. Um novo modelo construído no Cazaquistão provou que essas construções também podem ser rápidas e versáteis: impressa em apenas cinco dias, a casa 3D é considerada a primeira da Ásia Central e pode ser adequada conforme as condições climáticas e, até, para áreas sísmicas.

Casa 3D é rápida e adaptável

A novidade está localizada em Almaty (Cazaquistão) e foi elaborada pela BM Partners. O modelo é tido como a primeira casa 3D da Ásia Central e foi impressa pela mesma impressora que já havia feito o maior data center da Europa (o Olhar Digital reportou este feito aqui).

Leia mais:

  • Assista à construção de uma casa 3D por braço robótico gigante
  • O que é, como funciona e quais as vantagens de usar energia solar?
  • Vale a pena instalar energia solar em casa?

O design da vez tem 100 m² dispostos em andar térreo e servirá como demonstração dos feitos da impressão 3D.

Mais do que um “planejado”, a casa tem utilidade inovadora: é capaz de ser adaptada para suportar diferentes condições climáticas e eventos sísmicos, a depender de onde for instalada (leia mais abaixo).

Primeiro modelo da casa servirá como apresentação do que a impressão 3D pode fazer (Imagem: Divulgação/COBOD/BM Partners)

E levou cinco dias para ser construída

A empresa responsável explicou como a casa 3D foi feita:

  • As paredes foram feitas pela impressora 3D COBOD usando mistura semelhante a cimento em camadas, tradicional desse tipo de impressão;
  • No entanto, a cidade de Almaty (Cazaquistão) tem regulamentos rigorosos para eventos sísmicos. Para dar conta dessa demanda, o material é um cimento forte que pode resistir a terremoto de até sete graus na escala Richter;
  • Para isso, a empresa usou concreto fruto de mistura local, feito de cimento, areia e cascalho. Ainda, o material permite personalizações para necessidades regionais;
  • Isso inclui temperaturas. Como o país tem amplitude climática extrema, a depender do local, a casa 3D incorpora concreto de poliestireno com isolamento, que melhora o desempenho térmico e acústico das paredes.

Todo o processo de impressão 3D das paredes levou cinco dias. Depois, profissionais humanos foram necessários para instalar portas, janelas, vidros e outros itens de acabamento, totalizando dois meses de construção.

Modelo mistura técnicas de impressão 3D e de construção locais (Imagem: Divulgação/COBOD/BM Partners)

Casa 3D custa abaixo da média

Segundo o New Atlas, o custo de construção da casa ficou em torno de 20,5 mil euros, cerca de R$ 118 mil. O valor é abaixo da média da construção local e pode servir também como alternativa acessível de moradia.

O post Quer mudança rápida? Primeira casa 3D da Ásia ficou pronta em cinco dias e se adapta ao clima apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.