Nunca se fez tantos PIX como agora, segundo o Banco Central

O Banco Central (BC) informou que 206,8 milhões transações via PIX foram feitas na última sexta-feira (07). Juntas, essas transações movimentaram R$ 90,9 bilhões. Tanto a quantidade de PIX quanto o montante de dinheiro movimentado quebraram recordes, segundo o BC.

PIX quebra recordes de transações e total de dinheiro movimentado

  • Foram realizadas 206,8 milhões de transações via PIX na última sexta-feira (07). Juntas, as transações movimentaram R$ 90,9 bilhões. Ambos os números são recordes, segundo o Banco Central (BC);
  • Antes dos recordes serem quebrados, o PIX tinha atingido outra marca. Entre a última quarta-feira (05) e quinta-feira (06), mais de 400 milhões de transações PIX foram feitas – foi a primeira vez que tantas operações ocorreram num intervalo de 48 horas;
  • O Banco Central destaca que esses números demonstram a relevância do PIX como infraestrutura digital pública no Brasil. Segundo o banco, o sistema promove inclusão financeira, inovação e concorrência nos serviços de pagamento;
  • Novos jeitos de fazer PIX devem chegar em 2024. O BC planeja lançar o PIX automático e o PIX agendado recorrente em outubro. Os novos tipos de PIX podem ser úteis para pagar contas, mensalidades e prestações de serviço, por exemplo.
A semana passada foi marcada por quebra de recordes relacionados ao PIX (Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)

“Os números são mais uma demonstração da importância do PIX como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil”, afirmou o Banco Central.

Leia mais:

  • WhatsApp ganha opção de Pix e novas ferramentas de IA para empresas
  • O que é o Pix automático?
  • Como comprar com Pix no Google Play

A semana passada teve outro recorde relacionado ao PIX. Entre a última quarta (05) e quinta-feira (06), mais de 400 milhões de transações deste tipo foram feitas. Foi a primeira vez que se fez tantos PIX num intervalo de 48 horas, segundo o BC.

Banco Central deve lançar mais jeitos de fazer PIX em 2024

Página do Pix no site do Banco Central aberta em celular
Banco Central planeja lançar mais dois jeitos de fazer PIX em 2024 (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O BC planeja lançar o PIX automático em 28 de outubro deste ano. A nova modalidade vai ser mais um caminho para agendar pagamentos. Pode ser útil para pagar, por exemplo: contas (água, luz, internet), mensalidades (escolas, faculdades, academias) e parcelas de empréstimos.

O PIX deve ganhar outra maneira de agendar pagamentos em outubro: o PIX agendado recorrente. Esta pode ser útil para pagar, por exemplo: mesada, aluguel (para pessoa física) e prestações de serviço (diarista, terapia, personal trainer).

O post Nunca se fez tantos PIX como agora, segundo o Banco Central apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.