PF Investiga fraudes em benefícios previdenciários em SC

As ações estão sendo realizadas em Itajaí e Chapecó. Imagem: PF / Arquivo.

O prejuízo aos cofres públicos deve chegar a vários milhões de reais

A operação Estrela Cadente foi deflagrada na manhã desta terça-feira (11) pela Polícia Federal (PF) para investigar fraudes na concessão de benefícios previdenciários. Uma organização criminosa formada por servidores públicos, advogados, consultores e segurados é o foco dos agentes da PF.

A suspeita é que centenas de benefícios previdenciários possam ter sido concedidos a partir da inserção de dados falsos nos sistemas do INSS. De acordo com a PF, mais de 400 processos concessivos estão sob análise.

 

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão em residências, escritórios de advocacia e de consultoria em Itajaí e Chapecó. O Núcleo de Inteligência da Previdência encontrou em uma análise inicial em vinte processos a existência de irregularidades.

Foi identificado que servidores do INSS realizaram a inserção e validação de informações falsas nos sistemas da Previdência Social. Os processos irregulares foram deferidos e os segurados já estariam recebendo tais benefícios de forma irregular. Existe a suspeita de que o prejuízo aos cofres públicos deve chegar a vários milhões de reais.

Caso sejam confirmadas as acusações, os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos no sistema informativo do INSS, entre outros. As penas podem chegar a 30 anos de prisão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.