União Europeia acusa X de usar ‘padrões obscuros’ para enganar usuários

A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), acusou o X (antigo Twitter) de usar “padrões obscuros” para enganar usuários. Para a comissão, a rede social – uma das empresas de Elon Musk – viola a Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês) vigente no bloco econômico.

Confira abaixo um resumo desta matéria:

  • Problemas de transparência e verificação: A Comissão Europeia destacou falhas significativas no cumprimento da transparência exigida pela DSA, especialmente em relação ao repositório de anúncios e ao processo de verificação de contas;
  • Verificados no X: Qualquer usuário pode pagar para obter o selo azul na rede social. E esse pretexto tem sido explorado por “atores mal-intencionados”, segundo declaração emitida pela Comissão Europeia nesta sexta-feira (12);
  • Declarações dos oficiais da UE: Margrethe Vestager e Thierry Breton, altos oficiais da Comissão Europeia, criticaram as práticas do X, afirmando que o selo azul, que antes indicava fontes confiáveis de informação, agora serve para enganar usuários;
  • Possíveis consequências: Se os resultados preliminares forem confirmados, a Comissão Europeia pode impor uma multa ao X de até 6% do faturamento anual global da empresa.

X não cumpre requisitos de transparência da Lei de Serviços Digitais, diz Comissão Europeia

A abordagem do X sobre verificação de contas “não corresponde à prática da indústria e engana os usuários”, segundo Comissão Europeia (Imagem: rafapress/Shutterstock)

“Em nossa visão, X não cumpre com a DSA em áreas-chave de transparência, ao usar padrões obscuros e, assim, enganar usuários, ao falhar em fornecer um repositório de anúncios adequado e ao bloquear o acesso a dados para pesquisadores”, disse Margrethe Vestager, alta oficial da Comissão Europeia, numa declaração divulgada nesta sexta-feira (12).

A declaração também abordou como a verificação de contas funciona na rede social (leia-se: o processo para conseguir o selo azul no X). Para a comissão, a abordagem da rede social “não corresponde à prática da indústria e engana os usuários”.

Leia mais:

  • Propaganda enganosa? Investigações miram Autopilot da Tesla
  • Como monetizar uma conta no Twitter/X
  • Como fazer chamada de voz e vídeo no X (Antigo Twitter)
Twitter X
Qualquer pessoa pode pagar para obter status de ‘verificado’ no X, algo explorado por ‘atores maliciosos’, segundo a Comissão Europeia (Imagem: ssi77/Shutterstock)

Isso porque, conforme apontado no texto, qualquer pessoa pode pagar para obter o status de “verificado”. A declaração também apontou evidências de que “atores maliciosos” abusaram do selo azul “para enganar os usuários”.

Antigamente, os selos azuis costumavam significar fontes confiáveis de informação. Agora no X, nossa visão preliminar é que eles enganam os usuários e infringem o DSA.

Thierry Breton, alto oficial da Comissão Europeia, em declaração emitida nesta sexta-feira (12)

Se os resultados preliminares da Comissão forem confirmados, ela poderá impor uma multa à rede social de Musk de até 6% do seu faturamento anual global.

O post União Europeia acusa X de usar ‘padrões obscuros’ para enganar usuários apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.