Política de imigração dos EUA deve continuar dura independente do resultado, diz especialista


Para o professor da Unimontes, Gustavo Dias, democratas e republicanos são muito parecidos quando a questão é a deportação. Mais de 500 brasileiros já foram expulsos do país este ano. Em 2024, ano em que a imigração é um tema central na eleição presidencial dos Estados Unidos, mais de 500 brasileiros já foram deportados do país, segundo a Polícia Federal, todos pelo Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.
De acordo com a concessionária BH Airport, seis voos com deportados pousaram no terminal neste ano.
Para o professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e pesquisador da imigração, Gustavo Dias, o resultado das eleições norte-americanas não vai interferir na política sobre o assunto.
No podcast Gerais no g1, ele explicou por que democratas e republicanos pensam de forma semelhante quando o tema é imigração.
“Seja Trump ou Kamala Harris, o que vai prevalecer é a opinião pública americana sobre o assunto. E a opinião pública é avessa à imigração”, disse ele ao jornalista Sérgio Marques.
LEIA MAIS
‘Tratam como cachorro amarrado na corrente’: brasileiros deportados relatam experiência de imigração para os EUA
Eleições nos Estados Unidos
Muro na fronteira com o México e EUA
Jornal Nacional/ Reprodução
A imigração é um tema-chave na eleição presidencial dos Estados Unidos deste ano. Segundo pesquisas da Gallup, empresa global de análise e consultoria, feitas em fevereiro, março e abril, para a maioria dos norte-americanos este é o maior problema enfrentado pelo país atualmente, à frente de governo, economia e inflação.
Outro levantamento, realizado pela Universidade Monmouth e divulgado em fevereiro, mostra que mais de oito em cada dez estadunidenses veem a imigração como um problema sério (23%) ou muito sério (61%).
Pela primeira vez, desde 2015, a maioria (53%) aprova a construção de um muro na fronteira do país com o México.
Ouça
Você pode ouvir o Gerais no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no iHeart ou na sua plataforma de áudio preferida.
🎧 Assine e siga o podcast, para ser avisado sempre que tiver novo episódio
Adicionar aos favoritos o Link permanente.