Tim Cook diz que IA da Apple pode cometer falhas

Em uma entrevista concedida ao Washington Post, Tim Cook, o CEO da Apple, afirma que não tem certeza se a empresa pode impedir totalmente as alucinações de IA.

Para o empresário, não é possível garantir que seu novo sistema Apple Intelligence não gerará informações falsas ou enganosas com 100% de confiança.

Leia mais! 

  • iOS 18: iPhone terá tela inicial mais personalizável e todos os apps ‘trancáveis’
  • Apple Vision Pro: atualização traz ‘fantasmas’, fotos 3D e telas gigantes
  • AirPods: Apple revela atualização que muda tudo em comunicação e interação

“Acho que fizemos tudo o que sabíamos fazer, incluindo pensar profundamente sobre a prontidão da tecnologia nas áreas em que a utilizamos”, diz Cook.

“Portanto, estou confiante de que será de altíssima qualidade. Mas eu diria com toda a honestidade que isso está aquém de 100 por cento. Eu nunca diria que é 100 por cento”, completa o executivo.

Na WWDC 24, que começou na última segunda-feira (10), a Apple revelou o novo sistema Apple Intelligence, que trará recursos de IA para o iPhone, iPad e Mac. Esses recursos permitirão gerar respostas por e-mail, criar emojis personalizados, resumir texto e muito mais.

Tim Cook
Tim Cook garante a qualidade da IA da Apple, mas admite que podem existir erros (Imagem: Laura Hutton/Shutterstock)

Porém, a chegada de uma nova tecnologia de IA também levanta a questão de o sistema gerar “alucinações” em suas respostas. Episódios deste tipo já foram vistos em IAs de outras empresas, como o Google Gemini, dizendo para usar cola para colocar queijo na pizza ou um bug recente do ChatGPT que fez o chatbot dar respostas sem sentido.

ChatGPT e Siri juntos

  • Outro anúncio da Apple no evento foi o da parceria com a OpenAI para incorporar o ChatGPT ao Siri.
  • O assistente de voz recorrerá ao ChatGPT quando receber uma pergunta mais adequada para o chatbot, mas solicitará a permissão do usuário antes de fazê-lo.
  • Há um aviso emitido nas respostas dadas pelo chatbot através da Siri, que serve como isenção de responsabilidade.
  • A mensagem diz “Verifique se há erros em informações importantes”, conforme demonstrado na WWDC.

A OpenAI pode não ser a única parceria que a Apple pretende fazer em busca de mais recursos de IA. Perguntado sobre o tema, Cook disse que “Estamos nos integrando com outras pessoas também.”

Durante uma live pós-apresentação na segunda-feira, o vice-presidente sênior da Apple, Craig Federighi, disse que a Apple poderia eventualmente trazer o Google Gemini para iOS também.

A Apple Intelligente foi anunciada nesta segunda na WWDC24 – Imagem: Divulgação

O post Tim Cook diz que IA da Apple pode cometer falhas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.