
A esposa do piloto desaparecido na última segunda-feira (30) durante um voo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, fez um apelo para que a Força Aérea Brasileira (FAB) retome as buscas.
A solicitação ocorre após a FAB informar, na sexta-feira (4), a suspensão temporária das operações de resgate.
“Queria fazer um apelo para que ajam logo, rápido. Todo tempo é precioso. Queria pedir para a Força Aérea liberar o meio de transporte, os aviões, os helicópteros para o deslocamento dos bombeiros para lá”, disse ela ao g1.
A família também acionou o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) para reforçar os esforços, mas ressalta a necessidade do suporte logístico da FAB, especialmente para o transporte aéreo das equipes até a área.
Piloto desaparece durante voo em Roraima
A mulher informou que o piloto estava sozinho na aeronave. Ela não soube precisar o destino nem o motivo do voo.
Na quinta-feira (3), a FAB investigou uma possível visualização do avião, mas concluiu que se tratava de outro modelo.
Familiares, no entanto, contestam essa informação. De acordo com relatos, moradores da região teriam avistado a aeronave, embora o piloto não estivesse no local.
A hipótese considerada é de que ele teria deixado o local levando um GPS e um equipamento de internet via satélite em busca de água ou alimentos.
Um igarapé próximo, a cerca de dois quilômetros de onde o avião teria sido visto, reforça a possibilidade, conforme informações da família.
A esposa também expressou preocupação com informações contraditórias sobre a localização da aeronave.
“Eles [FAB] deram a notícia para o meu cunhado [irmão do piloto] de que era o avião [avistado na floresta]. Mas, que meu marido não estava mais lá. A suspeita é que ele saiu com GPS e com com Starlink para, sei lá, ir atrás de água ou de comida. Lá, onde o avião foi visto, a 2 km, tem um igarapé. Em seguida, falam que não [que não foi visto avião] e que iam encerrar as buscas”, relatou.
Buscas
O Corpo de Bombeiros confirmou que foi procurado pelos familiares, mas informou que, naquele momento, a operação ainda estava sob responsabilidade da Aeronáutica.
Agora, a corporação aguarda autorização para o deslocamento aéreo das equipes. A previsão é que os trabalhos em campo comecem nas primeiras horas deste sábado (5).
“Diante das informações recebidas, o CBMRR ressalta que a equipe de busca e salvamento está pronta e equipada para atuar na região”, informou o órgão.
O desaparecimento foi registrado em boletim de ocorrência na terça-feira (1º). O caso está sob responsabilidade da Delegacia de Polícia de Alto Alegre, que conduz as investigações.
*Com informações do g1 Roraima
The post Esposa de piloto que desapareceu durante voo em Roraima pede que FAB mantenha buscas appeared first on Portal Norte.