Maio Verde: Doença celíaca afeta 2 milhões de brasileiros

Gastroenterologista Nelson Cathcart Jr. fala sobre a importância da conscientização da doença autoimune e como é possível viver sem o alimento milenar

A doença celíaca, uma condição autoimune que está relacionada ao glúten, proteína presente no trigo, centeio e na cevada, afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra). O gastroenterologista Nelson Cathcart Jr., que teve o diagnóstico da doença aos 36 anos, destaca os desafios e avanços relacionados ao controle dessa condição.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O médico relata que viver sem glúten exigiu adaptações significativas em sua vida, mas hoje é muito mais viável graças a iniciativas como a Lei Federal nº 10.674 de 2003, que obriga a identificação de glúten nos rótulos de alimentos industrializados. Ele salienta que, apesar dos avanços, a convivência com a doença ainda apresenta desafios sociais.

Além do impacto social, a doença celíaca pode apresentar uma ampla gama de sintomas. Dor de barriga, diarreia, barriga estufada, perda de peso e até atraso de crescimento nas crianças são sinais clássicos. Outros efeitos menos conhecidos podem incluir dores de cabeça, musculares e articulares, lesões de pele, deficiência de nutrientes, como da vitamina B12, osteoporose, osteopenia, infertilidade e alteração no fluxo menstrual de mulheres, também são sintomas que merecem alerta.

Para conscientizar a população e promover diagnósticos precoces, o mês de maio é marcado pela campanha Maio Verde. O Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Celíaca é celebrado no dia 16 de maio.

           

             

Inovação em Santa Catarina ganha impulso com Pronampe exclusivo para o setor

Linha de crédito pode ser solicitada via Acate ou nas cooperativas de crédito parceiras

O Governo de Santa Catarina iniciou a operacionalização da linha de crédito Pronampe Inovação, voltada exclusivamente para micro e pequenas empresas catarinenses que atuam com inovação aplicada ao modelo de negócios, produtos ou serviços. A solicitação do crédito pode ser feita por meio da…

Continue lendo

Inovação em Santa Catarina ganha impulso com Pronampe exclusivo para o setor

Adicionar aos favoritos o Link permanente.