Bolsonaro sobre decisão de Moraes: ‘posso fugir agora, qualquer um pode’

Bolsonaro sobre decisão de Moraes: 'posso fugir agora, qualquer um pode'

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta segunda-feira (20), que é “inacreditável” ele ter o passaporte negado novamente.

A declaração faz referência à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de negar mais uma vez o pedido de Bolsonaro de ir à posse de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos.

Na decisão, Moraes reafirmou que havia risco de fuga do ex-presidente, indiciado em três casos diferentes.

Durante live do jornal Auriverde Brasil, Bolsonaro afirmou que Moraes é “dono de tudo aqui no Brasil” e “dono da sua liberdade”.

“Ah ele pode fugir”, eu posso fugir agora, qualquer um pode fugir”, rebateu o ex-presidente.

Na posse de Trump, que ocorre nesta segunda-feira (20), o ex-presidente foi representado pelo filho, Eduardo Bolsonaro e pela ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

No local, ainda há uma comitiva de 21 parlamentares de oposição ao governo que está nos Estados Unidos para a ocasião.

O governo brasileiro deve ser representado apenas pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não participa do evento.

Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro nos Estados Unidos, publicou uma mensagem ao novo presidente eleito.

“Que Deus abençoe o presidente Trump com sabedoria, discernimento e amor para governar o seu povo. Viva a América! Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme”, escreveu a ex-primeira-dama.

Michelle foi acompanhada por Bolsonaro, no sábado (18), quando embarcou para os Estados Unidos. O presidente chorou e afirmou a jornalistas que estava “chateado”, “abalado” e que enfrenta “enorme perseguição política”.

Decisão de Moraes

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, manteve a apreensão do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro e encaminhou o recurso à Procuradoria-Geral da República (PGR).

A defesa de Bolsonaro apresentou um recurso contra a decisão que o impedia de viajar, mas não teve sucesso.

O ministro considera que os comportamentos recentes do ex-presidente indicam a possibilidade de tentativa de fuga do Brasil, para evitar uma eventual punição.

O passaporte de Bolsonaro está retido pela Polícia Federal desde fevereiro de 2024, em razão da operação que investiga a tentativa de golpe de Estado.

*Com informações da CNN

The post Bolsonaro sobre decisão de Moraes: ‘posso fugir agora, qualquer um pode’ appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.