Dia Internacional da Educação: direito fundamental se renova com uso de IA

Educação se renova com IA

Nesta sexta-feira (24), é comemorado o Dia Internacional da Educação, estabelecido em 2019 pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

“Reconhecer o papel crucial da educação na construção da paz e no desenvolvimento global” foi o objetivo da ONU em criar a data. 

Direito Fundamental

Estabelecido pelo artigo 205 da Constituição Federal (CF), a educação é um direito de todos e deve ser promovido e incentivado com o foco de garantir pleno desenvolvimento da pessoa, bem como o preparo para o exercício da cidadania e para qualificações de trabalho. 

António Guterres, secretário-geral da ONU, protesta por mais investimentos no setor. 

“A educação é um direito humano fundamental. É o alicerce das sociedades, das economias e do potencial de cada pessoa. Mas sem o investimento adequado, este potencial será perdido. Sempre me chocou a baixa prioridade dada à educação por muitas políticas governamentais e por instrumentos de cooperação internacional”, expressou. 

Ensino inovador

As comemorações de 2025 buscam discutir a conexão entre a inteligência artificial (IA) e a educação. De acordo com a Unesco, agência especializada da ONU, o objetivo é motivar os países a investir na capacitação de professores e alunos para utilizar a IA de maneira responsável e eficaz. 

65% dos brasileiros acreditam que a IA transforma positivamente a educação e além disso, o analista de políticas educacionais, Jackson Almeida, aponta que a tecnologia é usada para o bem. “Quando se fala em propostas de práticas pedagógicas, a tecnologia é muito bem-vinda”, diz. 

The post Dia Internacional da Educação: direito fundamental se renova com uso de IA appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.