Empresa responsável por derramamento de óleo em lago em Palmas emite nota sobre plano de ação

Cerca de 10 mil litros de óleo foram despejados no Córrego Brejo Comprido - Foto: Edu Fortes/Secom Palmas

Na noite da última quarta-feira (22), foi registrado um derramamento de óleo do Córrego Brejo Comprido, no Parque Cesamar em Palmas. Neste sábado (25), a empresa EHL emitiu uma nota à imprensa, a respeito das medidas que está tomando sobre o incidente.

Responsável pelo derramamento de óleo, a empresa informou em nota que desde o incidente, adotou medidas “imediatas e abrangentes” para diminuir os impactos ambientais. A nota diz também que já foi feita a remoção completa do óleo e que isso foi feito tanto na área do incidente, quanto ao longo da extensão afetada. Confira nota na íntegra no final desta matéria.

Entenda o caso

A Gerência Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), informou que 10 mil litros de óleo foram despejados no Córrego Brejo Comprido, do Parque Cesamar, por funcionários da empresa EHL Eletro Hidro LTDA. O caso foi registrado na noite da última quarta-feira (22).

O óleo estava em um tanque de contenção no pátio da empresa, sendo transferido para um caminhão da EHL. Em seguida, os funcionários da empresa fizeram o despejo do produto na galeria pluvial da Avenida NS-10, próxima ao parque.

Assim que aconteceu, a GMP verificou os impactos ambientais causados pelo descarte ilegal do produto e trabalhou na aplicação de uma multa equivalente.

A Perícia Científica da Polícia Civil também esteve no local do ocorrido, ainda na manhã da quinta-feira (23).

O que diz a EHL sobre o derramamento de óleo

Após o incidente, a EHL adotou um conjunto de medidas imediatas e abrangentes para mitigar os impactos ambientais e assegurar a proteção do ecossistema local. A empresa seguiu um plano de ação que incluiu a remoção do material oleoso que não se mistura a água nem fica depositada no fundo do lago. As equipes da empresa realizaram a retirada tanto na área do incidente quanto ao longo da extensão afetada. Esse resíduo contaminado será destinado de forma ambientalmente correta, em conformidade com a legislação vigente, por meio de empresas especializadas. A EHL também fez a retirada do solo contaminado, armazenado temporariamente em local seguro e, posteriormente, será destinado, por empresas especializadas, a locais ambientalmente adequados para tratamento ou disposição final. As equipes também fizeram a instalação de bóias de contenção para evitar a dispersão do material oleoso, no ponto de lançamento e no vertedouro do lago do Parque Cesamar.
Por fim, a EHL está monitorando continuamente  a qualidade da água, abrangendo pontos de coleta à montante do local do incidente até sua foz, no lago da UHE Lajeado, incluindo a Praia das Arnos.
Todas as informações solicitadas pelos órgãos ambientais competentes foram prontamente fornecidas. A EHL também realizará a elaboração de laudos técnicos que buscarão mensurar se as ações adotadas pela empresa foram suficientes para mitigar possíveis danos.

The post Empresa responsável por derramamento de óleo em lago em Palmas emite nota sobre plano de ação appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.