Bebida misteriosa de 3 mil anos é encontrada em tumba na China

Uma equipe de pesquisadores localizou um vaso de bronze em forma de coruja dentro de uma tumba da Dinastia Shang, que governou a China de 1600 a.C. a 1046 a.C. Dentro do recipiente, foi encontrado um líquido misterioso.

Análises confirmaram que trata-se de um licor destilado de mais de 3 mil anos de idade. A descoberta representa o exemplo mais antigo deste tipo de bebida já localizado em território chinês e muda o que sabemos sobre a história da produção de bebidas alcoólicas.

Análises revelaram a composição da bebida

  • A descoberta foi feita por arqueólogos do Instituto de Arqueologia de Jinan.
  • Eles notaram que o vaso continha uma pequena quantidade de líquido claro, mas não conseguiram abri-lo completamente devido à corrosão da tampa.
  • Os pesquisadores acreditam que o objeto estava hermeticamente fechado quando foi enterrado.
  • Após um trabalho minucioso, o líquido misterioso foi enviado ao Laboratório Conjunto Internacional de Pesquisa em Arqueologia Ambiental e Social da Universidade de Shandong.
  • As análises revelaram a presença de água, etanol, acetato de etila e outros produtos de destilação.
  • No entanto, ele não continha proteínas de açúcar ou ácidos orgânicos usados em frutas fermentadas e vinho de arroz, confirmando que tratava-se de um licor destilado.
Este vaso continha a bebida de 3 mil anos (Imagem: Instituto de Arqueologia de Jinan)

Leia mais

  • Tumba da era romana guarda segredo que intriga cientistas
  • Tumba egípcia de 2.500 anos é aberta e encerra uma longa discussão
  • Tumba com “vampiros” centenários é encontrada na Polônia

Descoberta desafia a história da produção de bebidas alcoólicas

A Dinastia Shang é uma das mais ricas da história chinesa. Ela é considerada como o início da história tradicional da China, sendo responsável pelos primeiros exemplos de escrita encontradas em cerâmicas feitas de bronze, jade e pedra.

No entanto, este período não é conhecido pela fabricação de bebidas destiladas. Embora a vinificação remonte ao período Neolítico, o licor destilado só teria surgida há cerca de 2 mil anos. Os historiadores acreditavam que estas bebidas eram levadas para a China por meio do comércio e que só foram criadas internamente a partir da Dinastia Han (de 202 a.C. a 220 d.C.).

vinho cerveja vodka drink
Descoberta pode mudar a história do surgimento das bebidas alcóolicas (Imagem: View Apart/Shutterstock)

Embora estudos anteriores tenham encontrado evidências do processo de fermentação na China há mais de 7 mil anos, a descoberta do licor de 3 mil anos muda completamente o entendimento sobre a criação das primeiras bebidas alcóolicas na região. As informações são do portal All That’s Interesting.

O post Bebida misteriosa de 3 mil anos é encontrada em tumba na China apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.