Concurso vai escolher projeto para monumento da COP30, em Belém do Pará

Imagem aérea mostra a orla de Belém do Pará

O Governo Federal e a Prefeitura de Belém estão recebendo, até o dia 13 de fevereiro, projetos para a construção do monumento da COP30, na capital paraense. Este monumento será em homenagem à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada de 10 a 21 de novembro na cidade.

Podem concorrer pessoas físicas, nacionais ou estrangeiras, em situação regular no País; ou pessoa
jurídica de direito privado, nacional ou estrangeira. Acesse o edital do Aviso Público de Manifestação de Interesse aqui.

O monumento faz parte dos vários investimentos que Belém está recebendo para sediar o encontro mundial.

A expectativa é que artistas, engenheiros e arquitetos, entre outros profissionais, submetam projetos para assinar a escultura. Essa escultura será erguida no Portal da Amazônia, bairro do Jurunas, em Belém (PA). O monumento será uma obra artística que irá compor a urbanização de Belém, com o objetivo de deixar na cidade uma memória do evento.

As características do monumento à COP30

Entre os requisitos para a submissão do projeto de escultura, estão:

  • a obra deve ter, no máximo, 7,5 metros de altura
  • deve adotar uma linguagem artística atual, sem pedestal
  • deve dialogar com a ambiência do entorno onde será instalada

O prefeito de Belém, Igor Normando, disse à Agência Belém: “Vamos dar oportunidade para que todos possam participar. Por isso, crie o seu projeto e se inscreva para expor a sua obra para esse grande momento que a nossa cidade está vivendo”.

O que é a COP30

A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), encontro global anual de líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil. O objetivo é discutir ações para combater as mudanças climáticas.

A obra selecionada será viabilizada com recursos do Ministério do Turismo e apresentada durante a realização do evento na capital paraense. O monumento será definitivo, transformando-se em mais um legado da Conferência para a cidade.

Por conta do evento, quem procura hospedagem em Belém tem enfrentado uma grande alta de preços. Como a questão logística é um grande desafio, o governo federal estuda até mesmo construir dois novos aeroportos executivos no Pará. Um deles seria localizado na Ilha de Marajó e o outro, na região metropolitna de Belém.

The post Concurso vai escolher projeto para monumento da COP30, em Belém do Pará appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.