De hidroporto moderno ao famoso mercado de Manaus: saiba o passado da Feira da Panair

Hidroporto panair Manaus

Antes de se tornar uma das feiras mais famosas de Manaus, a Feira da Panair abrigou um dos hidroportos mais modernos do Brasil em 1940. Localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, no bairro Educandos, na zona Sul da capital amazonense, o local é um dos pontos que fazem parte da história e cultura da cidade.

Na década de 1940, no mesmo local onde hoje é a feira, o Hidroporto da Panair do Brasil operava às margens do rio Negro. Equipado com flutuantes modernos, escritórios e comunicação via rádio, o local era um marco da engenharia, além de receber hidroaviões de luxo, ele resistia às variações do rio.

“Panair” significa Pan American World Airways, nome da empresa que operava o hidroporto. No entanto, a pronuncia em inglês foi alterada e logo foi abrasileirada, sendo apelidada de “PANAIR” pelos manauaras, versão que persiste até hoje.

Hidroporto da Panair do Brasil na década de 1940, em Manaus. – Foto: Reprodução

Transformação do hidroporto à feira

Após realizar dezenas de operações, a empresa fechou de repente em 1965 durante a ditadura militar, sob alegações falsas de má prestação de serviço e insegurança de voo.

Mas, a realidade é que a companhia encerrou às atividades porque queriam prejudicar dois empresários que apoiavam o Juscelino Kubitschek. Além disso, mais de 5 mil trabalhadores do hidroporto foram impactados.

Só em 2023, a Comissão de Anistia reconheceu oficialmente que o fechamento foi uma perseguição política, concedendo perdão ao acionista majoritário Celso da Rocha Miranda. O Estado também pediu desculpas pela injustiça.

A Feira da Panair hoje em dia, em Manaus

Atualmente, formada por três setores de vendas e duas balsas, a feira tem diversidade. O primeiro setor abriga a feira coberta, comportas por 97 bancas e 20 boxes distribuídos em setores: frutas/verduras e carnes/peixes. No segundo setor, está a Feira da Banana. Já no terceiro setor, está a Feira do Peixe.

A feira oferece inúmeras opções de ervas, temperos variados, frutas, legumes, verduras, carnes bovinas, suínas e caprinas, farináceos, grãos, além de uma diversificada gama de peixes amazônicos.

A Feira da Panair é um ponto tradicional na capital. A última reforma no local aconteceu em novembro de 2024, pela Prefeitura de Manaus.

The post De hidroporto moderno ao famoso mercado de Manaus: saiba o passado da Feira da Panair appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.