iPhone ligou para a polícia após acidente de carro — e motorista acabou preso!

Na Califórnia, a Detecção de Acidentes do iPhone fez um motorista ser preso! Caso você não conheça o recurso da Apple, ele utiliza sensores e dados de movimento para identificar possíveis acidentes automobilísticos ou quedas graves, contatando os serviços de emergência para fornecer as coordenadas de latitude e longitude do usuário.

Entenda:

  • O recurso de Detecção de Acidentes do iPhone fez um motorista ser preso na Califórnia;
  • Após um acidente de carro, o iPhone da vítima — que tinha a funcionalidade habilitada — ligou para a polícia e forneceu as coordenadas do local;
  • O motorista foi salvo pelas autoridades e, logo em seguida, detido por dirigir sob a influência de álcool;
  • A Detecção de Acidentes vem habilitada por padrão a partir do iPhone 14 e em alguns modelos mais recentes do Apple Watch.
Detecção de Acidentes do iPhone salvou motorista na Califórnia. (Imagem: Divulgação/Apple)

Na noite do último sábado, a polícia de Pleasanton, na Califórnia, recebeu uma ligação feita por um iPhone por volta das 23h da noite. Do outro lado da linha, os oficiais ouviram uma voz masculina pedindo por ajuda, e uma equipe de socorristas foi prontamente enviada à localização informada pela Detecção de Acidentes.

Mas apesar de possuírem as coordenadas do acidente, os socorristas não conseguiram localizar nenhum veículo nas redondezas. Os bombeiros acabaram se envolvendo nas buscas e, pouco depois, o carro foi encontrado capotado em um riacho, com o motorista preso lá dentro.

Felizmente, a equipe conseguiu salvar o motorista — mas logo em seguida foi detectada a presença de álcool em seu organismo, e, então, ele foi preso pelas autoridades.

Detecção de Acidentes também está disponível no Apple Watch. (Imagem: Divulgação/Apple)

Leia mais:

  • Acidente com Tesla Cybertruck deixa 3 mortos nos EUA
  • Carros elétricos e acidentes: estudo revela risco ‘curioso’ para pedestres
  • Tesla toma mais um processo por morte com Autopilot envolvido

Como ativar o recurso de detecção de acidentes do iPhone?

O recurso de Detecção de Acidentes está disponível a partir do iPhone 14 e em alguns modelos mais recentes do Apple Watch. De acordo com a Apple, a funcionalidade pode detectar “impactos frontais, laterais e colisões traseiras e capotamentos” a bordo de “sedãs, minivans, SUVs, caminhonetes e outros carros de passeio”, também incluindo até mesmo bicicletas.

A detecção já vem ativada por padrão, mas é possível desabilitá-la acessando Ajustes > SOS de Emergência e desativando a opção Ligar Após Acidente Grave. A medida não desativa o envio de notificações em apps de detecção de acidentes de terceiros.

Alguns usuários da Apple, entretanto, apontam casos de alarmes falsos no recurso de Detecção de Acidentes. No Tennessee, por exemplo, a polícia foi erroneamente chamada várias vezes durante um festival de música por conta dos movimentos corporais do público.

O post iPhone ligou para a polícia após acidente de carro — e motorista acabou preso! apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.