Em Ji-Paraná, duas pessoas são presas por furto de energia

Duas pessoas são presas por furto de energia

A equipe de fiscalização da Energisa, em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Técnico-Científica (Politec), realizou uma operação para combater irregularidades e furtos de energia em Rondônia.

Durante a fiscalização, a Polícia Militar prendeu duas pessoas por furto de energia elétrica. Em um dos imóveis, foi constatada uma medição com fase invertida, enquanto no outro foi identificado um desvio de duas fases no ramal de entrada. Essas adulterações impediam o registro correto do consumo de energia elétrica.

Após a constatação do crime de furtos de energia, os responsáveis foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos. Segundo estimativas, a energia furtada seria suficiente para abastecer 37 casas populares durante um mês.

Furto de energia elétrica é crime?

Sim. O furto de energia elétrica é um crime previsto no Código Penal Brasileiro, com pena de um a quatro anos de reclusão, além da obrigatoriedade de pagamento pelo consumo desviado.

Cleyton Dias, coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa, destacou a importância dessas operações para garantir um fornecimento seguro e eficiente de energia à população. Ele também reforçou a necessidade da colaboração da sociedade no combate a esse tipo de crime.

“Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 190 da Polícia Militar ou pelo número 0800 647 0120, canal de atendimento da Energisa”, informou o coordenador.

Prefeitura de Porto Velho cancela contrato de R$ 2 bilhões 

Por determinação do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), a Prefeitura de Porto Velho anulou o contrato administrativo firmado com a empresa EcoRondônia/Marquise para a coleta de lixo, reciclagem e disposição final de resíduos sólidos no município.

O contrato, assinado na gestão anterior, tinha um valor superior a R$ 2 bilhões e foi estabelecido por um prazo de 20 anos.

No entanto, após averiguar as representações relacionadas ao contrato, o TCE-RO identificou ilegalidades insanáveis, levando ao seu cancelamento.

The post Em Ji-Paraná, duas pessoas são presas por furto de energia appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.