Moraes arquiva pedido para investigar Tarcísio no inquérito do golpe

Moraes arquiva pedido para investigar Tarcísio no inquérito do golpe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na segunda-feira (3) o arquivamento de um pedido para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fosse investigado no inquérito do golpe.

A inclusão de Tarcísio na investigação havia sido pedida pela bancada feminina do PSOL, partido de oposição, na Assembleia Legislativa de São Paulo.

No mês passado, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, opinou pela rejeição do pedido.

“Acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e defiro o arquivamento desta investigação”, escreveu Moraes na decisão.

A iniciativa do PSOL foi motivada por um relatório da Polícia Federal (PF) que registra a presença de Tarcísio no Palácio da Alvorada em 19 de novembro de 2022.

Na mesma data, ocorreu no palácio uma reunião para discutir a “minuta do golpe”, que seria um decreto para impedir a posse do presidente recém-eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Para a PGR, contudo, a presença de Tarcísio no Alvorada já era de conhecimento de Moraes.

Além disos, o PSOL não apontou nenhum fato novo que demonstrasse a participação do governador na referida reunião, tampouco que ele tenha tomado parte em uma tentativa de golpe.

Inquérito do golpe

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 36 ex-integrantes de seu governo por participação na tentativa de golpe após as eleições de 2022.

O plano sugere a morte de Luís Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para impedir o retorno de Lula ao poder.

Os investigados foram indiciados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

*Com informações da Agência Brasil

The post Moraes arquiva pedido para investigar Tarcísio no inquérito do golpe appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.