Reabertas instalações sanitárias para migrantes venezuelanos em Roraima

Instalação sanitária para migrantes e refugiados em Pacaraima – Foto: Cáritas em Roraima

Nesta quarta-feira (5), as instalações sanitárias destinadas aos migrantes e refugiados em situação de rua foram reabertas em Boa Vista e Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. Administradas pela Cáritas Brasileira, as unidades funcionam novamente, mas com horário reduzido, atendendo até o dia 14 de fevereiro. A informação foi publicada no portal G1.

A reabertura foi necessária após o fechamento temporário desses espaços no último dia 27, quando o governo dos Estados Unidos suspendeu o repasse de fundos destinados à ajuda humanitária em diversos países. Em resposta a essa mudança, a Cáritas se mobilizou e conseguiu manter as instalações abertas com recursos próprios.

Instalação sanitária para migrantes e refugiados em Pacaraima – Foto: Cáritas em Roraima
Instalação sanitária para migrantes e refugiados em Pacaraima – Foto: Cáritas em Roraima

As unidades oferecem serviços gratuitos de higiene pessoal, como banheiros, duchas, lavanderia, fraldários e bebedouros com água potável. Ao todo, cerca de mil migrantes são atendidos diariamente, com acesso aos serviços diversas vezes ao dia.

Horário de funcionamento

Anteriormente, as instalações funcionavam das 8h às 17h, mas com a reabertura em horário reduzido, o atendimento será das 8h às 12h. De acordo com a Cáritas, essa medida é temporária e foi adotada com o objetivo de garantir as condições mínimas de dignidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

A reabertura parcial dos serviços foi viabilizada por esforços da organização, que arrecadou recursos próprios para manter a assistência à população migrante até o dia 14 de fevereiro. A Cáritas reforçou seu compromisso de continuar apoiando essas pessoas até que uma solução mais permanente seja encontrada.

Com informações de G1

The post Reabertas instalações sanitárias para migrantes venezuelanos em Roraima appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.