STF: regras sobre sequestro internacional de crianças começam a ser julgadas nesta quinta (6)

STF: regras sobre sequestro internacional de crianças começam a ser julgadas nesta quinta (6)

O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta quinta-feira (6), a análise da validade de regras sobre o crime de sequestro internacional de crianças.

As normas estão previstas na Convenção de Haia, ratificada pelo Brasil em 2000.

No Brasil, as regras da convenção são alvo de questionamentos por permitirem entrega de crianças e adolescentes a pais que vivem no exterior mesmo após denúncias de violência doméstica.

A situação envolve principalmente mulheres que retornam ao Brasil com os filhos para fugir de episódios de violência e que são acusadas pelos ex-companheiros de sequestro internacional de crianças.

A Corte iniciou a apreciação de uma ação protocolada pelo PSOL em julho do ano passado.

O partido pretende explicitar a interpretação de que casos de suspeita ou evidência de violência doméstica podem barrar a entrega de crianças ao pai estrangeiro.

O processo também discute se violência precisa ser comprovada ou basta a apresentação de indícios para impedir a entrega da criança.

Mães de Haia 

Em 2023, o país acompanhou o caso da brasileira Raquel Cantarelli.

Ela foi alvo de uma operação da Policia Federal após a Justiça Federal do Rio de Janeiro determinar a entrega das duas filhas ao ex-marido, que mora na Irlanda.

Raquel veio para o Brasil com a duas filhas, nascidas naquele país, após denunciar o ex-marido por cárcere privado e crime sexual contra uma das filhas. 

Outros casos semelhantes ao de Raquel foram registrados. Os episódios são conhecidos como “Mães de Haia”.

*Com informações da Agência Brasil

The post STF: regras sobre sequestro internacional de crianças começam a ser julgadas nesta quinta (6) appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.