Elon Musk pode disparar armas nucleares? Especialistas respondem

O acesso do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), controlado por Elon Musk, a dados, sistemas e computadores do governo dos Estados Unidos cresce a cada dia. Recentemente, seus tentáculos chegaram ao Departamento de Energia (DOE), que supervisiona armas nucleares do país. Então, não é (tão) ridículo se perguntar: Musk pode disparar armas nucleares?

Esta é mais uma daquelas perguntas simples com respostas complexas. Em suma, não. Atualmente, Elon Musk não pode disparar armas nucleares dos EUA. É o que explicaram fontes e especialistas ouvidos pelo The Verge. Agora, vem a parte complicada.

É virtualmente impossível Musk disparar armas nucleares, porém…

A pergunta aparentemente absurda que fecha o primeiro parágrafo desta matéria não surgiu do vácuo. Foi um questionamento esclarecido pelo secretário de energia, Chris Wright, na mídia estadunidense. Ele negou que Musk e Doge tenham acesso a segredos atômicos.

Pontas de mísseis nucleares
O presidente dos EUA é o único com autoridade para disparar armas nucleares (Imagem: Bordovski Yauheni/Shutterstock)

O presidente dos EUA é o único com autoridade para disparar (no sentido de dar a ordem) as armas nucleares do país. Mas o Doge se aproxima cada vez mais dos sistemas responsáveis por elas, segundo a reportagem do site.

A boa notícia para leitores cujos batimentos cardíacos aceleraram ao ler o último parágrafo: acessar qualquer parte do comando e controle nuclear a partir de um computador conectado à rede do Departamento de Energia é virtualmente impossível. É o que disse um funcionário do Departamento de Estado com conhecimento sobre o assunto ao Verge, sob condição de anonimato.

Outro ponto importante: lançar armas nucleares requer acesso físico à elas. E existe uma longa cadeia para isso. “Os operadores de mísseis precisam girar chaves. A tripulação de um submarino deve preparar e lançar um míssil. A tripulação de um bombardeiro precisa puxar alavancas e focar nos alvos”, lista a reportagem.

Leia mais:

  • Míssil nuclear da Guerra fria pode ser usado pelos EUA por quase 100 anos
  • Quem tem a maior força nuclear do mundo?
  • Brasil tem quantas bombas nucleares?

Além disso, os sistemas de comando e controle das armas nucleares dos EUA não estão conectados à internet. Eles funcionam numa rede fechada. E antiga. Alguns dos equipamentos em uso remontam aos anos 1960 e 1970, segundo o site. “Estou muito mais preocupado com esses sistemas sendo obsoletos e não funcionando numa crise”, disse o funcionário.

A reportagem também conversou com Alex Wellerstein, professor associado no Stevens Institute of Technology e especialista em armas nucleares e sigilo nuclear. Ele disse o seguinte: “Eu não acho que os sistemas atuais de comando e controle sejam ‘hackeáveis’. Eles francamente não são modernos o suficiente para isso.”

O ‘porém’

Para Wellerstein, existe outro caminho para Musk alcançar armas nucleares. E este talvez seja mais viável. Donald Trump.

Silhuetas de Donald Trump e Elon Musk; ao fundo, a bandeira dos Estados Unidos
Trump seria um caminho ‘mais viável’ para Musk controlar armas nucleares (Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock)

“Se Musk estivesse tentando fazer uma verdadeira ‘tomada hostil’ desse tipo, seria melhor conseguir enganar Trump a acreditar que uma guerra nuclear era iminente”, disse o professor. “O que provavelmente seria uma tarefa trivial para alguém com a riqueza de Musk e a credulidade de Trump.”

Além disso, existe um processo para o presidente dos EUA ordenar o lançamento de uma arma nuclear. Ele envolve o Football – pasta com equipamentos de comunicação – e o Biscuit – folha laminada com código alfanumérico que autentica a voz do presidente. “Trump poderia mudar esse processo a qualquer momento, por qualquer motivo“, pondera a reportagem.

Resumindo, é o seguinte (nas palavras do professor):

  • Trump pode decidir que Musk deva ter acesso a armas nucleares;
  • Trump pode ordenar ao exército que ignore seus requisitos normais;
  • Exército pode tomar isso como uma ordem legal e acionável.

“É uma ideia absurda e pateticamente idiota e autodestrutiva, mas isso não a diferencia fortemente de outras coisas que estão acontecendo atualmente”, disse Wellerstein. “É suicida por natureza, mas assim são outras ações que estão sendo realizadas sob a autoridade de Trump.”

O post Elon Musk pode disparar armas nucleares? Especialistas respondem apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.