Governo federal suspende termo de colaboração de cozinhas solidárias; oposição aponta irregularidades

Programa Cozinha Solidária é acusado de irregularidades.

O termo de colaboração de quatro instituições vinculadas ao Programa Cozinha Solidária, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), foi suspenso na manhã desta quinta-feira (13). 

Confira as entidades: 

  • Movimento Organizacional Vencer, Educar e Realizar (Mover Helipa);
  • Associação da Juventude Camponesa Nordestina Terra Livre;
  • Associação Plenitude do Amor (APA);
  • Associação Filantrópica Casa de Apoio Social (RNA).

Qual é a razão da suspensão? 

O Ministério explica que a medida foi tomada para avaliação da execução do programa, que vem de um processo interno. Há uma semana, a oposição do governo Lula (PT) pediu investigação sobre o fornecimento de marmitas que não foram entregues.

A oposição aponta que há contratos firmados pela pasta de Desenvolvimento Social com organizações não governamentais (ONGs) que são ligadas a integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT). 

“Constatada qualquer irregularidade quanto ao cumprimento do objeto pactuado e quanto à boa e regular utilização dos recursos públicos, as devidas medidas saneadoras serão adotadas, o que pode incluir glosa e pedido de devolução de recursos à União, bem como inabilitação das cozinhas junto ao Programa”, assegura o Ministério.

Entenda o Cozinha Solidária

O Programa foi instituído em 2024 e visa o fornecimento de alimentação gratuita e de qualidade em especial para a população em situação de vulnerabilidade e risco social, bem como para pessoas em situação de rua e em insegurança alimentar e nutricional.

Ele opera de maneira voluntária, por meio da reunião de esforços da comunidade e todo o mantimento da Cozinha Solidária é conquistado através de doações de parceiros ou doações individuais.

Dados do MDS mostram que há, no Brasil, mais de 2 mil cozinhas solidárias em funcionamento.

The post Governo federal suspende termo de colaboração de cozinhas solidárias; oposição aponta irregularidades appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.