Porta-aviões dos EUA colide com navio cargueiro no Mediterrâneo


Segundo os militares norte-americanos, ninguém se machucou. Incidente aconteceu no mesmo dia em que avião da Marinha caiu na Califórnia. Porta-aviões USS Harry S. Truman navega pelo Estreito de Gibraltar, em novembro de 2024
Michael Gomez/US Navy/AFP
O porta-aviões “Harry S. Truman” colidiu com um navio cargueiro no mar Mediterrâneo, informou a Marinha dos Estados Unidos nesta quinta-feira (13).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A colisão do navio de guerra com o Besiktas-M ocorreu na noite de quarta-feira (12) enquanto operava próximo a Port Said, no Egito. As informações foram divulgadas pelo porta-voz da Sexta Frota dos EUA, o comandante Timothy Gorman.
“A colisão não colocou em risco o Harry S. Truman (CVN 75), já que não há relatos de inundações ou feridos. As plantas de propulsão não foram afetadas e estão em condições seguras e estáveis”, disse Gorman, acrescentando que o incidente está sendo investigado.
O comunicado não mencionou a condição do Besiktas-M após a colisão.
Os sites de transporte marítimo listam o navio cargueiro como um graneleiro que navega sob a bandeira do Panamá.
Os Estados Unidos posicionam porta-aviões — que são enormes navios de guerra tripulados por milhares de marinheiros com dezenas de aeronaves — em diversas regiões do mundo.
Em dezembro, dois pilotos navais americanos conseguiram se ejetar com sucesso depois que o avião de guerra F/A-18 em que voavam, proveniente do porta-aviões Truman, foi derrubado por engano sobre o Mar Vermelho por um cruzador americano com mísseis teleguiados.
Além disso, na quarta-feira (12), um avião da Marinha dos Estados Unidos caiu no mar, na costa da Califórnia. Dois tripulantes conseguiram se ejetar e foram resgatados por um navio pesqueiro.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.