Onda de calor deve se intensificar e atingir novas regiões

Onda de calor pode durar até o fim de fevereiroCLIMATEMPO/DIVULGAÇÃO

O calorão em boa parte do Brasil deve persistir e ganhar força nos próximos dias, estendendo-se até 24 de fevereiro. Segundo o site ClimaTempo, o fenômeno alcançará novas áreas, com destaque para o Centro-Oeste.  

De acordo com o novo mapa meteorológico, a onda de calor abrangerá mais áreas em Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal. Nessas regiões, as temperaturas podem subir entre 5°C e 7°C acima da média. O fenômeno deve durar pelo menos cinco dias consecutivos, caracterizando oficialmente uma onda de calor.  

As áreas marcadas em vermelho no mapa representam os locais com temperaturas significativamente acima da média. Já nas áreas em laranja, o calor será intenso, mas sem atingir os critérios para uma onda de calor, com elevação entre 3°C e 5°C.  

mapa de onda de calor que se estende até 24 de fevereiro 2024ClimaTempo

Quando será o pico do calor?

O aumento das temperaturas não ocorrerá de maneira uniforme em todas as regiões. Algumas áreas aquecerão mais rapidamente do que outras, influenciadas por fatores como geografia e clima local. No entanto, ao longo da próxima semana, a elevação térmica será mais generalizada nas áreas afetadas.  

Apesar do calor extremo, chuvas isoladas ainda devem ocorrer nos próximos dias. No entanto, as pancadas serão esparsas e terão pouco impacto na redução das temperaturas. Isso ocorre porque a massa de ar quente dificulta a formação de nuvens carregadas, favorecendo um período mais seco e quente nas regiões atingidas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.