Aritapera, Salvação, Conquista e Jacamim recebem ações de prevenção à gravidez na adolescência


Diversos fatores influenciam a gestação na adolescência, sendo a desinformação, sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos, o principal deles. Gravidez na adolescência é uma realidade que tem preocupado profissionais de saúde em Santarém
SBP/Divulgação
As comunidades Aritapera e Jacamim, e os bairros Salvação de Conquista, em Santarém, oeste do Pará, vão receber ações da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, no período de 18 a 28 deste mês. As atividades incluem: rodas de conversa, escuta psicológica, teste de HIV, Sífilis, Hepatites virais, consulta médica e vacinação. (veja datas abaixo)
A campanha, que tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da educação sexual e do acesso a métodos contraceptivos, chama a atenção da sociedade para a necessidade urgente de discutir abertamente o tema, visando reduzir os índices alarmantes de gravidez na adolescência no país.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com a enfermeira do Núcleo de Referência Técnica de Saúde (NRTS) em Santarém, Larissa Ricarda Lisboa, a Semsa, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), promove ações educativas para sensibilizar os jovens e mantê-los informados sobre a importância da prevenção, mas devido o calendário escolar, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) foram convidadas a trabalharem o tema neste mês de fevereiro.
“Diversos fatores influenciam a gestação na adolescência, sendo a desinformação, sobre sexualidade e direitos sexuais e reprodutivos, o principal deles. Além disso, questões emocionais, psicossociais e contextuais e, até mesmo, o uso inadequado de métodos contraceptivos interferem no futuro, principalmente, das meninas”, alertou a enfermeira.
Gravidez na adolescência muda a vida de jovens
Reprodução/TV Morena
Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 300 mil adolescentes entre 10 e 19 anos engravidam, anualmente, no Brasil, o que representa uma média de 800 gestações por dia. Esses números não apenas refletem a falta de informação e acesso a serviços de saúde, mas, também, evidenciam a necessidade de um diálogo mais aberto sobre sexualidade nas escolas e nas famílias.
“Precisamos preparar nossos jovens com informações corretas e acessíveis, para que possam tomar decisões conscientes sobre suas vidas e seus corpos. Através da educação, do diálogo e do acesso a serviços de saúde, é possível construir um futuro mais saudável e consciente”, disse a secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira.
Núcleo Técnico da Semsa em palestra para jovens sobre gravidez na adolescência
Semsa / Divulgação
A secretária ressalta ainda a importância de envolver os pais nesse processo, promovendo um ambiente familiar onde o diálogo sobre sexualidade seja encorajado.
“A Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência é um momento crucial para refletir sobre as ações necessárias para enfrentar esse desafio”, afirma a secretária.
Considerando a necessidade de alertar sobre os cuidados indispensáveis, diversas ações foram planejadas pelo Núcleo de Referência Técnica de Saúde da Semsa, incluindo palestras, distribuição de materiais informativos, além de testagens, consultas e vacinação.
Programação
18/02/2025 – Boca de Cima do Aritapera
Ação de Saúde
Profissionais: Equipe multiprofissional e UBS Boca de Cima do Aritapera
Serviços: Roda de Conversa com o tema “Adolescência primeiro, gravidez depois”; escuta psicológica, teste de HIV, SIFILIS, HCV, HBV, Consulta médica, vacinação.
Hora: 08h30
21/02/2025 – Bairro Salvação
Ação de Saúde
Profissionais: Equipe multiprofissional da UBS, acadêmicos de Psicologia
Serviços: Roda de Conversa com o tema “Adolescência primeiro, gravidez depois”; escuta psicológica, teste de HIV, Sífilis, HCV, HBV, consulta médica e vacinação.
Hora: 08h30
21/02/2025 – Bairro Conquista
Ação de Saúde, na Escola Municipal Ubaldo Correa.
Profissionais: Equipe multiprofissional eMult e da UBS, acadêmicos de Psicologia
Serviços: Roda de Conversa “Adolescência primeiro, gravidez depois”, escuta psicológica, teste de HIV, Sífilis, HCV, HBV, consulta médica e vacinação.
Hora: 08h30
28/02/2025 – Comunidade Jacamim
Ação de Saúde na Escola Municipal Santo Antônio.
Profissionais: Equipe multiprofissional da UBS, acadêmicos de Psicologia
Serviços: Roda de Conversa com o tema “Adolescência primeiro, gravidez depois”, escuta psicológica, teste de HIV, Sífilis, HCV, HBV, consulta médica e vacinação.
Hora: 08h30.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.