Enchentes devastadoras, epidemias e seca – conheça a “Pequena Era do Gelo”

Registros históricos do século XVI apresentam uma série de informações valiosas sobre os impactos do clima. Eles relatam como as mudanças climáticas extremas afetaram a vida na Transilvânia, região que hoje faz parte da Romênia.

Segundo pesquisadores, os documentos indicam a existência de períodos de seca intensa, enchentes devastadoras e epidemias ocorridas durante a chamada Pequena Era do Gelo. Este foi um período de resfriamento global que ocorreu na Era Moderna, entre os séculos XVI e XIX.

Século XVI foi marcado por grandes alterações climáticas

  • Cientistas explicam que a primeira parte do século XVI foi marcada por um calor intenso e estiagens severas.
  • Um dos registros históricos descreve como foi o verão de 1540, afirmando que “as nascentes secaram, e os rios se reduziram a meros filetes”.
  • O documento aponta ainda que “o ar estava carregado de desespero enquanto as pessoas se reuniam em procissões, rezando por chuva”.
  • Já na segunda metade do mesmo século, especialmente na década de 1590, precipitações intensas causaram grandes enchentes.
  • As descobertas foram descritas em estudo publicado na revista Frontiers in Climate.
Terra seca e rachada; crise hídrica e mudanças climáticas mundiais.
Seca marcou início do século XVI na Europa (Imagem: Piyaset/Shutterstock)

Leia mais

  • Piercings já eram usados durante a Era do Gelo, revela estudo
  • Derretimento de gelo revela cabeça de lobo gigante de 40 mil anos
  • Essa imensa cratera guarda segredos da Era do Gelo

Impactos das mudanças climáticas foram devastadores

Ainda de acordo com a equipe responsável pelo trabalho, a região da Transilvânia possivelmente não experimentou de imediato o resfriamento registrado em outras partes da Europa Ocidental naquele período. Em vez disso, as temperaturas elevadas teriam predominado no século XVI.

Os pesquisadores afirmam que isso é um indicativo de que a Pequena Era do Gelo pode ter chegado mais tarde naquela parte da Europa. Os registros confirmam que invernos rigorosos e ondas de frio mais intensas assolaram a região anos depois.

Este foi um dos documentos histórico que revelou as mudanças no clima no passado (Imagem: Frontiers in Climate)

Os relatos indicam que os impactos das mudanças climáticas foram devastadores. Foram 30 anos de peste negra, 23 anos de fome e nove anos com invasões de gafanhotos. Esses eventos, no entanto, podem ter levado a adaptações significativas, como uma infraestrutura mais resistente a enchentes e melhorias tecnológicas em irrigação e armazenamento.

O post Enchentes devastadoras, epidemias e seca – conheça a “Pequena Era do Gelo” apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.