Infestação de aranhas venenosas assusta moradores em Macaé

Moradores do bairro Vale das Palmeiras relatam aparecimento frequente de aranhas-armadeiras, conhecidas pelo veneno potente. Moradores de Macaé estão preocupados com o aparecimento de aranhas venenosas
Moradores do bairro Vale das Palmeiras, em Macaé, no Norte Fluminense, estão enfrentando uma infestação de aranhas venenosas dentro de suas casas. O aparecimento constante das aranhas-armadeiras, conhecidas pelo veneno potente, tem gerado medo e preocupação, levando os moradores a redobrarem os cuidados para evitar serem picados.
A dona de casa Leila, mãe do pequeno Miguel, de apenas 10 meses, conta que passou a vigiar todos os cômodos da casa após encontrar os animais escondidos em cantos inesperados. “Já matei mais de 15 aranhas aqui em casa. Eu vivo em estado de alerta”, relata.
Juliana, que também mora no bairro, e tem uma filha de nove anos, enfrenta o mesmo problema. Ela já encontrou aranhas na cozinha, na máquina de lavar e até nas roupas no varal. “ Desde outubro do ano passado já encontramos mais de 25 aranhas. E é assustador. Minha filha, às seis horas da manhã, tomando banho, gritou apavorada porque tinha uma aranha no banheiro”, conta a moradora.
O bairro Vale das Palmeiras está em pleno crescimento, com diversas obras em andamento. E é comum ver entulhos espalhados pelos terrenos, onde é justamente, nesses locais que os animais costumam se esconder, reproduzir e invadir as casas ao redor.
A bióloga, Alessandra Alvarenga, constatou que existem no bairro duas espécies de aranhas, e todas venenosas.
“A aranha-armadeira que vive em bananeiras, e a aranha geometricus, que vive em móveis velhos, são venenosas e podem também ser encontradas em roupas e sapatos. E assim que picado, o morador deve ir imediatamente à unidade de pronto atendimento”, alerta a bióloga.
Julinho Antunes, secretário de vigilância ambiental, disse que, junto com as secretarias de obras e de serviço público, fará uma limpeza no bairro e que vai notificar os donos de obras que deixam restos de entulhos em terrenos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.