Uber lança função que permite a motoristas bloquear passageiros

Os motoristas de Uber agora podem bloquear passageiros que sejam considerados problemáticos. A empresa lançou a nova funcionalidade no dia 19/02 e ela será gradualmente colocada à disposição dos condutores.

Caso deseje bloquear um passageiro, o motorista deve dar uma estrela na avaliação, o que gera bloqueio automático. Dessa forma, o condutor não receberá mais chamadas desse usuário.
Quando o motorista avaliar o passageiro com duas ou três estrelas, o bloqueio será opcional. Só não será possível bloquear um usuário caso o condutor o avalie com quatro ou cinco estrelas.
De acordo com o Uber, a medida é um fortalecimento nas avaliações mútuas para “incentivar comportamento respeitoso entre motoristas, parceiros e usuários da plataforma”.
A empresa lançou estrategicamente a funcionalidade antes do Carnaval, período de alta demanda pelos serviços da plataforma.
O Uber chegou ao Brasil em 15/05/2014 e implantou uma concorrência ao táxi no serviço de transporte privado, além de uma diminuição do preço para os clientes. Contudo, também há reclamações. Uma pesquisa realizada em dezembro de 2023 com 400 motoristas na região metropolitana de Belo Horizonte mostrou queixas de excesso de trabalho dos motoristas.
O levantamento concluiu que os motoristas ganham em média R$ 6.488 por mês. Porém, o valor cai na prática para R$ 2.515 por causa de altos gastos com alimentação, gasolina, seguro do carro, prestação ou aluguel, além da higienização. E para dar conta de tudo, motoristas se queixam de sobrecarga.
O estudo identificou uma falta de regulação da carga horária. O tempo médio ao volante ultrapassou as 50 horas semanais, bem acima das 44 horas permitidas pelo regime de CLT. O governo federal tenta desde o ano passado fazer avançar projeto de lei que regulamenta a atividade, mas tem encontrado dificuldades.
Outros dados: 44,7% dos participantes não contribuem com a Previdência social. Já 98,3% dos entrevistados não estão vinculados a associações ou sindicatos.
O estudo mostra a fadiga dos motoristas: 94,7% dos entrevistados não descansam nos finais de semana e 58,3% só param para fazer uma pausa ‘quando o corpo dá sinais’. De acordo com dados do Ipea do primeiro semestre de 2024, trabalhadores de aplicativos em geral tem trabalhado cada vez mais e faturado cada vez menos.
Na pesquisa do fim de 2023, quase sete entre dez entrevistados declararam que o transporte de passageiros representa o seu principal sustento. Já 30,9% dos participantes dizem que atuam como motorista para ganhar um dinheiro a mais.
A Uber também enfrenta questões judiciais. Em setembro de 2023, a Justiça do Trabalho condenou a Uber a pagar R$ 1 bilhão em danos morais coletivos e assinar as carteiras de trabalho de todos os motoristas cadastrados na plataforma. A sentença foi da 4ª Vara do Trabalho de São Paulo.
Em março de 2024, a Uber foi condenada a pagar indenização a uma passageira cuja bagagem ficou na mala do carro, após percurso entre Águas Claras (DF) e o Aeroporto Internacional de Brasília. A empresA alegou que não pode se responsabilizar por itens esquecidos nos veículos. Mas a justiça considerou que a empresa e o motorista têm responsabilidae solidária nesses casos.
A Uber também foi responsabilizada por um furto cometido pelo motorista. Ele acelerou e foi embora antes que a passageira pegasse as compras que havia feito num supermercado. Em julho de 2024, a justiça condenou a empresa por ser responsável solidária pelos bens dos usuários.
Em 29/7/2024, a Justiça do Rio de Janeiro decidiu que a Uber não precisa se responsabilizar por itens transportados durante entregas. A decisão é temporária até fim do julgamento do processo sobre esse assunto.
A Uber Technologies Inc. foi fundada oficialmente em junho de 2010, na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Inicialmente focada em um serviço com carros de luxo e depois estendendo a todos, popularizando o transporte por aplicativo. Mas os desafios são grandes e parecem intermináveis.
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