
O embate entre o senador Plínio Valério (PSDB-AM) e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, tomou novas proporções após recente declaração do parlamentar.
Durante um evento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) do Estado do Amazonas na última sexta-feira (14), o senador demonstrou repulsa à ministra e fez declarações polêmicas.
O senador afirmou que queria enforcar Marina Silva durante seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não-Governamentais (ONGs). Além disso, Plínio disse ainda que a sua esposa disse que ele foi muito paciente com a ministra e que se essa mesma paciência fosse exercida em casa, o casal nunca brigaria.
“Marina esteve na CPI das ONGs por 6 horas e 10 minutos, então imagine o que é tolerar por esse período, sem enforcá-la”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Durante participação no programa “Bom dia, Ministra”, na manhã desta quarta-feira (19), a chefe da Pasta do Meio Ambiente rebateu a declaração do parlamentar.
“Quem brinca com a vida dos outros, ou faz ameaças aos outros de brincadeira e rindo? Só os psicopatas são capazes de fazer isso. Eu sofri agora pela manifestação de um senador, que fez uma afirmação de que era muito difícil para ele ficar conversando comigo durante seis horas sem me enforcar”, afirmou.
Marina também destacou as discussões em torno da questão de gênero. Para a ministra, a fala do senador representa uma apologia à violência contra a mulher.
“A política de gênero acontece o tempo todo e, só para a gente pensar, se uma mulher que consegue se tornar governadora, prefeita, deputada, senadora e ministra sofre violência política de gênero, imagina aquelas que não estão em posição, muitas vezes, de visibilidade”, ressaltou.
Relembre inquérito das ONGs
Plínio Valério foi presidente da CPI das ONGs, instaurada em 2023 no Senado Federal.
A comissão foi criada para investigar a atuação de Organizações não Governamentais (ONGs) na região da Amazônia. Marina Silva foi uma das convocadas para depoimento, no dia 27 de novembro de 2023.
À época, o presidente destacou que a ministra estava “a serviço de ONGs internacionais”.
The post Plínio Valério e Marina Silva: entenda embate com direito a ofensas e falas polêmicas appeared first on Portal Norte.