Mais de 60% do território de Manaus é ocupado por área irregular, diz David Almeida

área irregular manaus

Mais de 60% do território de Manaus é ocupado por área irregular, conforme o prefeito de Manaus David Almeida (Avante). O dado reflete um problema recorrente na capital: deslizamentos de terra que destroem casas em áreas de risco.

Um caso recente de deslizamento de terra ocorreu no final da tarde de quarta-feira (19). Após a forte chuva, um desbarrancamento atingiu nove casas e dez famílias. Das seis pessoas soterradas, cinco ficaram feridas e uma morreu.

A vítima identificada como Sammya Maciel, de 45 anos, era líder comunitária e morreu para salvar moradores.

Deslizamento de terra deixa pessoas soterradas em Manaus – Foto: Reprodução/TV Norte Amazonas

Área irregular em Manaus

Prefeito David Almeida em coletiva de imprensa – Foto: Reprodução/TV Norte Amazonas

Conforme a Secretaria de habitação, o local onde ocorreu o deslizamento é classificado como área de risco de nível 3. Moradores da região afirmam que desde janeiro têm alertado as autoridades sobre a possibilidade de deslizamento.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (20), David Almeida afirmou que o crescimento desordenado da cidade ocorreu nos últimos 40 anos. Atualmente, 1.250 áreas são catalogadas como locais de risco em Manaus.

Novas unidades habitacionais como alternativa

De acordo com David Almeida, muitas famílias não têm para onde ir e precisam viver em áreas de risco por falta de escolha. Para retirar essas pessoas das área irregulares, a prefeitura tem atuado para entregar cerca de 3.629 lotes de terra até o final do ano.

“Estamos também construindo 4.600 moradias do Programa Minha Casa Minha Vida. Assim vamos diminuindo o déficit habitacional e retirando essas pessoas dessas áreas”, afirma David Almeida.

* Com colaboração da TV Norte Amazonas

The post Mais de 60% do território de Manaus é ocupado por área irregular, diz David Almeida appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.