Hamdan Ballal: diretor vencedor no Oscar 2025 está desaparecido

Foto: AFP

O palestino Hamdan Ballal está desaparecido. Ele é um dos diretores do documentário “Sem Chão”, vencedor do Oscar de Melhor Documentário na edição de 2025.

Yuval Abraham, israelense e co-diretor do documentário, publicou um relato sobre o desaparecimento de Ballal. Ele contou na rede social X, antigo Twitter, que “colonizadores” de Israel atacaram Hamdan Ballal. Além disso, ele disse ainda que também lincharam o colega diretor.

“Um grupo de colonizadores acabou de linchar Hamdan Ballal, co-diretor do nosso filme Sem Chão. Eles o espancaram e ele ficou com ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Os soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então”, escreveu.

Também de acordo com Yuval, os soldados israelense sequestravam Ballal. Enquanto ele estava dentro da ambulância, os soldados invadiram o veículo e o levaram.

‘Sem Chão’ (‘No Other Land’), o doc de Hamdan Ballal

O documentário dirigido por Hamdan, Yuval, Rachel Szor e Basel Adra – identificado como um coletivo palestino-israelense – narra os conflitos no Sul da Cisjordânia.

A produção mostra a destruição de Masafer Yatta por soldados israelenses na Cisjordânia ocupada e a aliança que se desenvolve entre o ativista palestino Basel e o jornalista israelense Yuval.

The post Hamdan Ballal: diretor vencedor no Oscar 2025 está desaparecido appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.