Israel liberta Hamdan Ballal, cineasta vencedor de Oscar em 2025

Foto: AFP

Israel libertou, nesta terça-feira (25), Hamdan Ballal. “Colonizadores” de Israel levaram o cineasta palestino, na última segunda-feira (24). Ballal é um dos diretores do documentário “Sem Chão”, vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2025.

Co-diretor na produção, o israelense Yuval Abraham informou o desaparecimento de Hamdan Ballal. Por meio de uma postagem no X, antigo Twitter, ele relatou que os israelenses atacaram Ballal. Além disso, ele disse ainda que também lincharam o colega diretor.

Segundo o Jornal Nacional, da TV Globo, Hamdam contou que foi vendado e espancado. Ele gravava o ataque dos colonos a uma vila na Cisjordânia. Israel, por sua vez, disse que o cineasta era suspeito de atirar pedras em policiais. Estes policiais tentavam controlar um confronto entre palestinos e colonos.

‘Sem Chão’ (‘No Other Land’), o documentário de Hamdan Ballal

O documentário dirigido por Hamdan, Yuval, Rachel Szor e Basel Adra – identificado como um coletivo palestino-israelense – narra os conflitos no Sul da Cisjordânia.

A produção mostra a destruição de Masafer Yatta por soldados israelenses na Cisjordânia ocupada e a aliança que se desenvolve entre o ativista palestino Basel e o jornalista israelense Yuval.

The post Israel liberta Hamdan Ballal, cineasta vencedor de Oscar em 2025 appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.