Mais veloz, menos ruído: por dentro do inovador jato a hidrogênio

A empresa francesa Beyond Aero atualizou o design do primeiro jato leve elétrico a hidrogênio, previsto para ser lançado até 2030. A fabricante garante que o modelo será mais barato do que jatos convencionais, além de reduzir o ruído da cabine pela metade.

Chamada de BYA-I, a aeronave terá um trem de força totalmente elétrico simplificado com 90% menos peças móveis, eliminando a necessidade de uma turbina de alta temperatura. Isso cortará os custos operacionais em até 55%, segundo a empresa.

O uso de hidrogênio também reduz gastos com combustível entre 17% e 65%, “tornando-o uma opção econômica para clientes corporativos e operadores em transição para a aviação de baixo carbono”.

Modelo está previsto para ser lançado até 2030 (Imagem: Beyond Aero/Divulgação)

Desde o ano passado, a Beyond Aero trabalha com a Agência Europeia para a Segurança da Aviação para definir uma estrutura de certificação para aeronaves movidas a hidrogênio. Até agora, a empresa recebeu cartas de intenção para 108 vendas.

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O que sabemos do novo design

  • O jato vai operar com seis cilindros de hidrogênio: quatro ao longo das laterais da fuselagem, e mais dois mantidos nas pontas das asas;
  • Os cilindros vão alimentar seis células de combustível de 400 kW, que converterão o hidrogênio em eletricidade e vapor de água, e a eletricidade executará turbinas de jato elétricas;
  • Uma carga completa de 250 kg de hidrogênio levaria seis passageiros por cerca de 1.482 km, sem contar a reserva, a uma velocidade de cruzeiro de 575 km/h;
  • Diminuindo a velocidade para 444 km/h, o jato aumenta em 50% sua pré-reserva, atingindo 2.223 km de distância percorrida.
Jato vai operar com seis cilindros de hidrogênio (Imagem: Beyond Aero/Divulgação)

A aeronave foi projetada para flexibilidade operacional, com uma rolagem de decolagem de apenas 620 metros e um ângulo de aproximação de 5,5°, tornando-a adequada para aeroportos restritos como o London City. O BYA-1 atende a mais de 80% das atuais rotas de voo europeias, segundo a empresa.

Além disso, a propulsão elétrica de baixo ruído e o isolamento acústico avançado reduzem o barulho da cabine em 15 dB, cortando os níveis em mais da metade. As janelas elípticas são 27% maiores do que as encontradas em jatos executivos convencionais, maximizando a luz natural e as vistas panorâmicas.

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